Tesla que se cuide: GM ultrapassa Ford e é a segunda maior montadora de carros elétricos nos EUA

A General Motors se tornou a segunda maior vendedora de veículos elétricos nos Estados Unidos durante o primeiro trimestre de 2023, ultrapassando a Ford Motor Company. Apesar da liderança continuar com a Tesla, que prevê anunciar pelo menos 180.000 entregas para o primeiro trimestre deste ano.

Tesla que se cuide: GM ultrapassa Ford e é a segunda maior montadora de carros elétricos nos EUA
GM vendeu o dobro de elétricos em relação a Ford no trimestre. Foto: InsideEVs

A General Motors registrou 20.670 vendas de veículos elétricos, quase o dobro das vendas da Ford, que vendeu 10.866 carros elétricos durante o período. A maioria das vendas da GM foi composta pelos modelos Chevrolet Bolt EV e EUV, com preços abaixo de US$30 mil. A empresa vendeu 19.700 unidades do Bolt, 968 Cadillac Lyriqs e apenas dois GMC Hummer EV Pickups. Já a Ford vendeu 5.407 Mustang Mach-Es, 4.291 F-150 Lightnings e 1.168 E-Transits.

A Ford perdeu posição no ranking de vendas de veículos elétricos nos EUA devido às interrupções na produção dos principais produtos elétricos da empresa – o Mustang Mach-E e F-150 Lightning.

A produção da fábrica da Ford em Cuautitlan (México), que fabrica o Mach-E, ficou paralisada durante grande parte do primeiro trimestre deste ano enquanto a montadora preparava sua capacidade produtiva para atingir uma taxa anual de produção de 210 mil veículos até o final do ano.

Já a produção do Lightning na fábrica em Dearborn ficou reduzida por cinco semanas enquanto a Ford trabalhava em um problema nas baterias.

Apesar desses contratempos, a Ford reafirmou que está no caminho certo para alcançar uma taxa anual de produção de 150.000 unidades do Lightning este ano e uma taxa global de produção de 600.000 veículos elétricos até o final deste ano, rumo à capacidade anual de produção de 2 milhões de EVs globalmente até 2026.

De acordo com dados preliminares, a Ford caiu para a quinta posição nas vendas de veículos elétricos nos EUA no primeiro trimestre, sendo ultrapassada pelo Hyundai Motor Group (Hyundai, Kia, Genesis) e Volkswagen Group (VW, Audi, Porsche), ocupando respectivamente o terceiro e quarto lugar. Enquanto isso, a General Motors anunciou em 03 de abril que espera construir 50.000 veículos elétricos no primeiro semestre de 2023 e dobrar esse número no segundo semestre do ano com o aumento na produção do Lyriq e o início das entregas do Silverado EV ainda nesta primavera.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo Golf GTI Edition 50 impressiona com 325 cv e preço salgado

O Volkswagen Golf está prestes a comemorar meio século de história em 2026, e a…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Renault Boreal chega às lojas e promete agitar o segmento de SUVs médios

O Renault Boreal começou a chegar às concessionárias de todo o Brasil, trazendo novas expectativas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Abarth Stranger Things chega ao Brasil com detalhes sombrios e motor potente

A Fiat surpreendeu o mercado brasileiro com uma parceria inusitada. O Pulse Abarth Stranger Things…

Gabriel Schmoller
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário