Governo avalia linha de crédito específica para carros elétricos no Brasil
Executivos da montadora chinesa de carros elétricos BYD estiveram recentemente em reunião com o governador da Bahia e o presidente da República para discutir a instalação de uma fábrica no Brasil. A BYD tem como objetivo construir a maior linha de montagem para veículos elétricos e eletrificados fora da China no país, e a ideia inicial era adquirir o parque industrial da Ford em Camaçari (BA). Caso a negociação não dê certo, a BYD pretende construir uma nova fábrica em outro local fornecido pelo governo baiano.
Para avançar com o projeto, a empresa fez algumas exigências, como a criação de linhas de crédito para alavancar as vendas de veículos elétricos junto a motoristas de aplicativo, taxistas e a população de renda mais baixa. Também pediu que os governos Federal e Estadual incorporassem veículos elétricos em suas frotas oficiais, além de ambulâncias, ônibus escolares e transporte público. Outra demanda foi a questão da isenção do IPVA.
O governador da Bahia afirmou que a intenção é criar uma política nacional de estímulo aos carros elétricos para cumprir os acordos internacionais de meio ambiente e gerar emprego. As exigências políticas colocadas pela empresa serão avaliadas pelo governo para decidir o que pode ser atendido e o que não pode.

A instalação da fábrica foi recebida com entusiasmo pela Anfavea, que considera a possibilidade de abastecer não só o mercado interno, mas também os países da América Latina. No entanto, a associação demonstrou cautela em relação aos incentivos governamentais. A montadora chinesa considera que seria mais rápido construir uma fábrica nova do que fazer adaptações em uma instalação já existente.
Para impulsionar as vendas dos carros elétricos no país e alcançar um público com menor poder aquisitivo, os incentivos governamentais são muito bem-vindos. A BYD aguarda a decisão do governo para avançar com o projeto e contribuir para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico do Brasil.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
