GWM e governo de SP fecham acordo sobre veículos a hidrogênio

A montadora chinesa GWM (Great Wall Motors) e o governo do Estado de São Paulo, liderado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmaram um acordo de cooperação para acelerar a adoção de veículos movidos a hidrogênio no estado.

A assinatura do compromisso ocorreu nesta terça-feira, 25 de janeiro de 2023, durante a visita do governador às instalações da montadora em Iracemápolis (SP).

O projeto terá a duração de um ano e contará com o apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, para mapear e coordenar a interlocução entre os potenciais interessados em participar da parceria. O objetivo é estudar a implantação de uma rota logística para veículos abastecidos com hidrogênio e identificar parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol.

GWM e governo de SP fecham acordo sobre veículos a hidrogênio

Com isso, São Paulo pretende liderar o processo de transição energética do país, já que possui grande potencial na produção do etanol. Durante o evento, Tarcísio afirmou que “a adoção dos veículos movidos por hidrogênio será uma revolução no transporte brasileiro”.

Confira mais sobre o GWM Haval H6

James Yang, CEO Américas da GWM, destacou que a empresa pode contribuir para o atingimento dessa meta antes do prazo estabelecido, devido ao protagonismo do Brasil na geração de energia elétrica renovável e forte vocação para a produção de biocombustíveis e hidrogênio verde.

A GWM está investindo R$ 10 bilhões para implantar uma linha de montagem de SUVs e picapes na antiga unidade da Mercedes-Benz no interior do estado. A fábrica passará a produzir modelos nacionais em 2024, com motorização híbrida flex. O primeiro modelo comercializado pela empresa chinesa no Brasil é o SUV Haval H6, de propulsão híbrida e que está em fase de pré-venda.

Com esse acordo, espera-se que o estado de São Paulo consiga realizar uma transição energética mais limpa e sustentável, utilizando fontes renováveis como o etanol para a produção do hidrogênio verde e se tornando líder na adoção dos veículos movidos por hidrogênio no país.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário