Híbridos e Elétricos são banidos de audódromos por risco de incêndio? Entenda polêmica em Track Days
O Conselho Nacional de Clubes de Corvette (NCCC) decidiu proibir o modelo híbrido C8 E-Rays de suas pistas, exigindo que o mesmo seja estacionado a uma distância segura de 9 metros de edifícios e outros veículos para evitar riscos de incêndio. A escolha do NCCC em proibir o E-Ray em todos os seus eventos nas pistas é devido ao fato de que ele viola uma regra no livro de regras da competição NCCC que afirma: “Veículos elétricos / híbridos usando baterias tipo lítio são proibidos em eventos competitivos. Se conduzidos para eventos NCCC, eles devem ser estacionados a pelo menos 9 metros de distância das estruturas ou outros veículos”.
Embora muitos entusiastas do Corvette estejam intrigados com o novo C8 E-Ray, alguns fãs tradicionais ainda estão se acostumando com o layout central do carro atual e podem estar desconfiados da transmissão híbrida e tração integral do E-Ray. O veículo é o mais rápido em aceleração na história do Corvette e o segundo mais potente depois do novo Z06 “screamer”. No entanto, o E-Ray não é bem-vindo no estacionamento dos eventos nas pistas e deve ser estacionado a uma distância segura de 9 metros das estruturas e outros carros.

Guia do Conteúdo
Energia Híbrida e Segurança
O C8 E-Ray é o primeiro Corvette a ter uma bateria de lítio, embora certamente não será o último. Um C8 totalmente elétrico está em desenvolvimento e o SUV do Corvette, que será lançado nos próximos anos, provavelmente também terá energia híbrida. No entanto, vale ressaltar que muitos veículos diferentes equipados com baterias de lítio, incluindo o próprio primo do Corvette, o Chevy Bolt EV, já tiveram problemas com incêndios. Há também uma preocupação de que um ambiente de pista possa aumentar o risco, pois um impacto poderia danificar a bateria e causar um incêndio.
O fórum do Corvette destaca que o NCCC não é o único a proibir veículos elétricos e híbridos de suas atividades nas pistas. O Summit Point Motorsports Park, em West Virginia, também anunciou a exclusão de carros com pacotes de energia de lítio de seu circuito.
A questão que fica é: os clubes e pistas deveriam levar mais a sério os riscos de incêndio ou estão sendo excessivamente cautelosos ao banir híbridos como o E-Ray? Por fim, seria desencorajador comprar um E-Ray se soubesse que poderia ser excluído das atividades nas pistas? Deixe sua opinião nos comentários.
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