Honda City 2025 recebe atualizações e mantém preços inalterados!
O Honda City, um dos modelos mais populares da montadora japonesa no Brasil, acaba de receber sua primeira atualização significativa desde o lançamento da atual geração, que ocorreu há três anos. A linha 2025 do modelo, disponível tanto na versão sedã quanto no hatchback, chega com mudanças pontuais, mas que têm como objetivo tornar o carro ainda mais competitivo no acirrado mercado brasileiro de compactos.

Guia do Conteúdo
Mercado Brasileiro e a Competição Acirrada
O segmento de hatches e sedãs compactos, que engloba o Honda City, tem se mostrado extremamente relevante para o mercado automobilístico nacional. Juntos, esses dois tipos de carro representam cerca de 30% das vendas no Brasil, com um total de quase 295.000 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2024. Para colocar esse número em perspectiva, embora os SUVs tenham conquistado popularidade crescente, com 236.000 unidades vendidas no mesmo período, os modelos compactos ainda dominam as vendas em grande parte do território brasileiro.
A atual geração do Honda City foi lançada em 2021, e sua atualização para o modelo 2025 ocorre antes do habitual ciclo de renovação, que normalmente ocorre aos quatro anos, com substituições mais profundas de design ou até mesmo de geração aos sete ou oito anos. A decisão da Honda de antecipar essa atualização visa fortalecer a competitividade do modelo frente a uma concorrência cada vez mais acirrada, com diversos novos lançamentos no segmento de compactos, especialmente no que se refere a recursos de tecnologia e conforto.
Mudanças Externas e Design
Embora as alterações externas no Honda City 2025 sejam sutis, elas são suficientes para dar um ar mais moderno e sofisticado ao modelo. No caso da versão hatchback, a principal modificação está na grade frontal, que agora possui acabamento em preto brilhante, conferindo um visual mais esportivo e elegante. O para-choque dianteiro também foi redesenhado, agora com linhas mais robustas, o que reforça a impressão de um carro mais forte e imponente. Na traseira, o para-choque também ganhou um novo formato, alinhando-se com o estilo renovado da frente.
O sedã, por sua vez, também recebeu modificações semelhantes. A grade frontal foi alterada, acompanhando a versão hatch, e os para-choques tanto dianteiro quanto traseiro foram ajustados para reforçar a aparência de robustez. As rodas de ambos os modelos também foram redesenhadas, trazendo uma sensação de mais modernidade e refinamento.
Outro detalhe que chama atenção no novo Honda City é a presença de uma ponteira de escapamento cromada, disponível apenas na versão hatchback. Este é um elemento que confere um toque de sofisticação ao modelo, embora seja um detalhe visual, sem grande impacto no desempenho do veículo.

Tecnologias e Funcionalidades
A maior parte das novidades do Honda City 2025 está relacionada à tecnologia e conforto, áreas em que a marca busca se destacar frente à forte concorrência. Uma das mudanças mais significativas foi a introdução do freio de estacionamento eletromecânico com imobilização automática (também conhecido como auto-hold), uma tecnologia inédita em carros compactos no Brasil. Esse sistema é particularmente útil em situações de tráfego intenso, onde o carro fica parando e arrancando constantemente. Com o auto-hold, o motorista não precisa manter o pé no pedal de freio, já que o sistema mantém o veículo imobilizado automaticamente até que o acelerador seja pressionado.
Além disso, a versão 2025 do City traz agora um carregador de celular por indução como item de série, algo que se tornou uma conveniência importante para muitos consumidores. Este sistema permite que os ocupantes do veículo carreguem seus smartphones sem a necessidade de cabos, simplesmente posicionando o aparelho na área indicada no painel do carro. Esse tipo de funcionalidade tem sido muito bem recebido pelos motoristas, especialmente por aqueles que utilizam seus celulares de forma intensiva durante os deslocamentos.
Para os passageiros do banco traseiro, há agora duas portas USB-C, que permitem um carregamento mais rápido de dispositivos móveis. Na frente, no entanto, o City mantém as tradicionais portas USB-A (comuns), que ainda são amplamente usadas. Essa divisão entre USB-C para os ocupantes de trás e USB-A na frente reflete uma tentativa da Honda de manter o modelo atualizado com as tendências tecnológicas mais recentes, ao mesmo tempo em que não deixa de atender à ampla base de consumidores que ainda utilizam dispositivos com entradas USB tradicionais.
Segurança e Assistência ao Motorista
Outra novidade importante para o Honda City 2025 é a atualização do sistema de assistência ao motorista ADAS (Honda Sensing). Esse pacote de tecnologias avançadas de assistência inclui recursos como o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e agora também a função de manutenção de distância segura do veículo à frente, mesmo em baixas velocidades. Essa última funcionalidade é especialmente útil em situações de tráfego urbano, quando a distância entre os carros pode variar rapidamente.
A presença desses sistemas coloca o Honda City em uma posição privilegiada no segmento de compactos, uma vez que muitos concorrentes ainda não oferecem um pacote de assistência tão robusto, especialmente em modelos de entrada. Esse tipo de recurso não só melhora a segurança ativa do veículo, como também aumenta o conforto e a conveniência para o motorista, reduzindo a necessidade de intervenções constantes em situações de tráfego intenso.

Preços e Disponibilidade
Apesar das várias melhorias, o Honda City 2025 chega com os preços inalterados, que variam entre R$ 117.500 e R$ 142.400, dependendo da versão escolhida. Essas versões incluem desde o modelo de entrada, EX, até as mais completas, que oferecem todos os recursos mencionados, como o carregador por indução, os sistemas de assistência ao motorista e as novas tecnologias de conectividade.
É importante observar que, embora o preço não tenha sido alterado, o modelo mais básico, a versão EX, não contará com o novo sistema de freio de estacionamento eletromecânico e o auto-hold, que são recursos de série nas versões intermediárias e mais completas. Além disso, o carregador por indução também estará disponível apenas nas versões superiores.