CRF 230 saiu de linha: A princesa das trilhas foi cancelada?
Essa é uma das motos onipresentes nas trilhas e competições de Off-Road e corridas aqui no Brasil, e nessa semana a Honda confirmou que o modelo saiu de linha, sendo que essa ação ocorreu no começo do ano de 2021, a moto foi sim cancelada, sendo ela uma da motos mais famosas dentro do mundo de trilhas e motocross.
Guia do Conteúdo
Confira se a CRF 230 saiu de linha!
A Honda CRF foi lançada no nosso mercado em 2002, sendo que ela também foi produzida em solo brasileiro, o modelo foi montado em Manaus, e de lá também foi destinada para ser exportações. Junto com o modelo nós tínhamos uma importante concorrente, a Yamaha TT-R 230, que era importada.
Essa destruidora chamada CRF 230, contava com motor monocilíndrico OHC com arrefecimento a ar de 223 cm³, essa motorização gerava uma potência máxima de 19,3 cv a 8.000 rpm e um torque avassalador de 1,92 kgf.m a 6.500 rpm, a época o modelo chegou a ser negociado pelo valor de R$ 9.963,00.
O modelo seguiu mercado, contando com novas versões, além de estar sempre se destacando em competições, a CRF 230 em 2018, recebeu a série “F” em seu nome, que era uma versão diferente também produzida em Manaus, o seu visual mudou e era inspirado em modelos mais brutos, seu motor era um SOHC de quatro válvulas monocilíndrico, com sistema de alimentação PGM-FI.

Com essa nova motorização o modelo possuía 22,2 cv a 7.500 rpm e um torque de 2,28 kgf.m a 6.000 rpm, a moto conta com transmissão de cinco velocidades, partida elétrica e farol na dianteira, além de ser ela a variante que seguiu até o final de sua vida em 2021, quando ela foi finalmente aposentada no mercado.
A maior novidade é a Honda CRF 250F lançada para a linha 2019, que passou a completar a família da marca como uma evolução da 230, o modelo logo ficou apossado de um novo público no mercado, sendo ela a atual substituta da 230F, a montadora publicou em nota que a CRF 230 tinha sido realmente cancelada, deixando muita gente triste, lembrando que ambas as motocicletas atuaram junto no mercado, sendo neste ponto que mais informações sobre os gostos dos clientes foram levantados, criando assim a ideia de excluir a CRF 250F. Veja a ficha técnica da moto logo abaixo.
Motor
Cilindrada | 230 cc (cilindrada) |
Tipo de motor | 4 tempos |
Arrefecimento | Arrefecimento a ar |
Combustível | Gasolina |
Potência máxima | 22,2 cv a 7.500 rpm |
Torque máximo | 2,28 kgf.m a 6.000 rpm |
Transmissão | 5 marchas |
Injeção | PGM-FI |
Partida | Elétrica |
Suspensão
Suspensão traseira | Mono amortecida Pro-Link |
Ajuste da suspensão traseira | 230 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Ajuste da suspensão dianteira | 240 mm |
Freio
Freio dianteiro | A disco |
Diâmetro do freio dianteiro (mm) | 240 mm |
Freio traseiro | A tambor |
Diâmetro do freio traseiro (mm) | 110 mm |
Dimensão
Peso (kg) | 108 kg |
Comprimento total (mm) | 2059 mm |
Largura total (mm) | 801 mm |
Altura total (mm) | 1190 mm |
Distância total entre eixos (mm) | 1372 mm |
Distância mínima do solo (mm) | 305 mm |
Altura do assento (mm) | 878 mm |
Pneu dianteiro | 80 / 100 NHS |
Aro do pneu dianteiro (polegadas) | 21 polegadas |
Pneu traseiro | 100 / 100 NHS |
Aro do pneu traseiro (polegadas) | 18 polegadas |
Capacidade do tanque | 7 litros |
Óleo do motor | 1,2 litros |
E aí o que você achou? A Honda deveria ter descontinuado o modelo? Deixe a sua opinião sobre e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar.