Hornet saiu de linha no Brasil? Saiba quando ela vai voltar!
A Hornet foi uma das motos que fez uma fama extrema aqui no Brasil, tanto pelo seu visual esportivo, quanto pelo seu motor poderoso de quatro cilindros que dava um show em muitas outras motocicletas na época de seu lançamento, até o infeliz dia de sua descontinuação. Entenda mais sobre!
A motocicleta teve suas vendas estreadas no ano de 2004, quando a Honda liderou fortemente a categoria de nakeds e esportivas, garantindo o título de país com maior quantidade de vendas do segmento no mundo, logo da de entender o porquê de a moto ser tão popular. A versão que era negociada aqui, foi até meados de 2008, sendo ainda da segunda geração, nessa época os europeus já possuíam a quarta geração da motorização da moto.
A motocicleta da Honda, era denominada com um “F” em seu nome, sendo ela a CB 600F Hornet, o “F” representava seu motor de quatro cilindros, de 96 cv de potência, que atingia de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos. Em 2008 o modelo veio com mudanças mais profundas para o segmento naked, com um visual diferenciado, adotando linhas contemporâneas e um novo conjunto frontal, um farol estilizado e um painel saltando pela parte de cima do case.
Confira a contextualização da Honda Hornet em 2023

Já em 2011 ela anunciou a sua última atualização do ano para o modelo 2012, a moto perdeu um pouco de sua identidade nessa otimização, ficando mais similar a CB 1000R que era base de inspiração para a moto. O painel do modelo se deslocou para mais perto do farol dianteiro, enquanto a traseira perdeu o sentido de “vespa” ficando mais fina, sem as alças de garupa, o modelo contava ainda com uma potência de 102 cv.
Já em 2014 a empresa apresentou uma nova versão para o modelo, a mitológica CB 650F que substituiu a 600F, trazendo uma proposta menos esportiva e um preço mais acessível. A ideia do modelo era de mostrar ao público que a Hornet não era mais ela, e sim uma outra moto com o motor de 4 cilindros. E isso tudo ocorreu devido as complexas modificações que deveriam ser feitas em sua motorização, para assim atender as novas legislações ambientais de emissões de poluentes.
O modelo ainda teve mais aparições com o nome CB 650F em 2018, agora com um motor de 87 cv e 6,4 kgf.m, a naked agora contava com novas cores e um novo grafismo, o modelo contava com um motor ligeiramente mais forte, contando agora com 88,5 cv, e o torque de 6,22 kgf.m, sempre com um câmbio de seis velocidades
Confira também a nova motorização da Hornet 2023
Acompanhe nossos grupos
Guia do Conteúdo
Nova Hornet
E após tantos anos de mercado, agora nós podemos ter uma nova Hornet de 750 cilindradas. O projeto foi apresentado recentemente pela Honda, e nele foi mostrado um novo motor de 750 cc, que será designado para uma nova Hornet, o propulsor consegue entregar até 755 cm³, possui 8 válvulas e comporta uma potência máxima de 92 cv a 9.500 rpm, e um poderoso torque de 7,65 kgf.m a 7.250 rpm.
O Vice diretor de projetos da Honda, Fuyuki Hosokawa, afirmou o seguinte “ Sabemos que era essencial manter a pegada clássica da Hornet com entregas em alta rotação e, ao mesmo tempo, como uma nova geração para a Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma sensação de torque realmente forte e uma entrega também nas faixas de rotação baixa e média”. Assim ficou marcado o veredito para a nova Hornet que deve chegar em breve no mercado.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja artigos, notícias, lançamentos e novidades em um único lugar!