Novo HR-V a caminho: o que a Honda está escondendo no seu próximo SUV para o Brasil?
Em meio a uma das disputas mais acirradas do mercado automotivo, a Honda está se preparando para jogar mais uma peça importante no tabuleiro: o novo HR-V reestilizado. O SUV compacto da marca japonesa, que já foi visto rodando em testes pelo Brasil e teve imagens registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), está prestes a chegar às concessionárias com mudanças visuais e novas promessas para manter sua relevância.
Mas o que realmente muda? Quando ele será lançado? E será que o novo HR-V está pronto para enfrentar os rivais renovados como o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker e os novos Nissan Kicks e Toyota Yaris Cross? Neste artigo, vamos revelar tudo que já se sabe sobre a nova versão, com destaque para os detalhes de design, equipamentos, motorização, expectativa de versões híbridas e o futuro da linha de SUVs da Honda no Brasil.

Guia do Conteúdo
Lançamento confirmado: quando o novo HR-V chega às lojas brasileiras?
O lançamento do novo HR-V reestilizado no Brasil está programado para acontecer entre agosto e setembro deste ano. Ou seja, a espera será curta para quem já está de olho em um SUV com o selo de confiabilidade da Honda.
A versão internacional já foi revelada, e os ajustes no modelo vendido aqui seguirão o padrão do chamado facelift de meia-vida, com melhorias visuais e pequenas adições tecnológicas, sem mudanças drásticas na estrutura ou na mecânica.
Visual atualizado: mudanças certeiras para enfrentar rivais de peso
No mercado europeu, o novo HR-V já deu as caras com retoques sutis, mas estratégicos. A dianteira foi levemente redesenhada, com destaque para um para-choque mais moderno e uma nova grade frontal com malha interna reformulada. Essas alterações conferem um ar mais contemporâneo ao SUV, mantendo sua identidade, mas o deixando mais alinhado com a linguagem visual dos novos modelos da marca.
Nas laterais, o principal destaque será a introdução de novas rodas exclusivas para cada versão, dando mais personalidade ao modelo dependendo do pacote escolhido. Já na traseira, as mudanças são discretas, mas perceptíveis: as lanternas terão novo arranjo interno, com destaque para uma faixa horizontal em LED mais chamativa e um leve redesenho no para-choque.
Rack de teto e pintura biton, presentes na versão europeia, não devem vir para o modelo nacional, pelo menos nesta fase.
A reestilização chega em boa hora
A atualização no HR-V não poderia vir em melhor momento. O segmento de SUVs compactos está fervendo no Brasil. O Volkswagen T-Cross, recém-atualizado, mantém-se como líder isolado da categoria. O Hyundai Creta também passou por um facelift recentemente, ganhando novo fôlego. O Chevrolet Tracker prepara sua nova geração, e o Nissan Kicks já está em produção com nova carroceria em Resende (RJ).
Além disso, a Toyota prepara o Yaris Cross para estreia em outubro, o que deve aumentar ainda mais a concorrência. Para a Honda, essa reestilização no HR-V é essencial para manter a competitividade num segmento onde um detalhe faz toda a diferença.
Por dentro: painel mantido, mas novidades tecnológicas à vista
Diferentemente do exterior, o interior do HR-V reestilizado não terá alterações no desenho do painel. A arquitetura interna do modelo, reconhecida pelo bom acabamento e organização intuitiva, permanece intacta. Porém, a atualização trará melhorias no pacote de equipamentos, especialmente em recursos de auxílio à condução e conectividade.

Uma das novidades mais aguardadas é a inclusão de câmeras 360°, que auxiliam nas manobras e já estão presentes em diversos concorrentes. Outra possível inovação é a chegada do Traffic Jam Assist, um sistema semi-autônomo que ajuda na centralização de faixa durante congestionamentos. O recurso, disponível na Europa, pode ser incorporado na versão brasileira com ajustes para o nosso padrão de rodagem.
Caso isso se confirme, será mais um diferencial tecnológico importante no combate aos concorrentes diretos, principalmente os que já apostam forte em ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista).
Mecânica: sem surpresas (por enquanto)
Como se trata de um facelift e não de uma nova geração, a parte mecânica do HR-V permanece sem alterações. Ou seja, o modelo seguirá com duas opções de motorização já conhecidas pelo público brasileiro:
- Motor 1.5 aspirado i-VTEC: utilizado nas versões EX e EXL, entrega 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, com câmbio CVT.
- Motor 1.5 turbo: exclusivo das versões Advance e Touring, gera 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, também com transmissão CVT.
Essa dupla já provou ser eficiente para o uso urbano e rodoviário. O motor turbo, em especial, oferece ótimo desempenho e bom equilíbrio entre performance e consumo, sendo um dos destaques do HR-V frente a rivais com conjuntos menos refinados.
Versão híbrida está no radar: o futuro começa a se desenhar
Apesar de o Brasil ainda não ter recebido o HR-V híbrido, ele já existe e é vendido na Europa, com a tecnologia e:HEV da Honda. E a boa notícia é que a marca já trabalha para nacionalizar essa motorização, adaptando-a para o uso com etanol – seguindo a tendência da eletrificação flex que outras montadoras também estão explorando.
O conjunto europeu é formado por um motor 1.5 i-VTEC aliado a um motor elétrico, com potência combinada de 130 cv e 25,5 kgfm de torque. Essa tecnologia deve chegar ao Brasil nos próximos anos, primeiramente no HR-V, e depois ser expandida para outros modelos da linha nacional.
Isso coloca a Honda em uma posição estratégica, já que o futuro da mobilidade no país caminha para alternativas mais sustentáveis, mas ainda exige adaptações à realidade local, como o uso do etanol.
E o novo WR-V? Vem aí mais um SUV da Honda
Além do HR-V, a Honda também prepara outra novidade para reforçar sua linha de SUVs no Brasil. A nova geração do WR-V já está em fase final de testes e tem estreia confirmada para novembro, nas versões EX e EXL.
Dessa vez, o WR-V será realmente um SUV compacto de entrada, com porte semelhante ao do Toyota Raize (ainda não vendido aqui), e terá o papel de modelo de acesso dentro da gama da marca, ocupando o espaço que antes era dividido com Fit e City.
Ele virá para disputar diretamente com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Hyundai HB20X, mirando em um público mais jovem, urbano e conectado.
Resumo das expectativas: o que esperar do novo HR-V?
Aspecto | Atualização 2024 |
---|---|
Lançamento | Agosto ou setembro de 2024 |
Design externo | Para-choque redesenhado, nova grade, rodas exclusivas, lanternas com faixa de LED |
Interior | Sem mudanças no layout; novos equipamentos como câmera 360° e assistentes de condução |
Motorização | 1.5 aspirado (126 cv) e 1.5 turbo (177 cv), ambos com câmbio CVT |
Versão híbrida | Em desenvolvimento com etanol, prevista para os próximos anos |
Concorrência direta | T-Cross, Creta, Tracker, novo Kicks, Yaris Cross |
Outros lançamentos Honda | Novo WR-V chega em novembro de 2024 como SUV de entrada |
Reestilização pontual com olhos no futuro
O novo Honda HR-V 2024 chega ao Brasil com mudanças pontuais, mas eficazes. O visual renovado e a atualização do pacote tecnológico são essenciais para manter o modelo competitivo num dos segmentos mais disputados do país.
Enquanto a mecânica permanece inalterada, o olhar da marca já está voltado para um futuro mais sustentável, com a versão híbrida flex no horizonte. Além disso, o lançamento do novo WR-V reforça a estratégia da Honda de preencher todas as lacunas possíveis no universo dos SUVs.

Se você está de olho em um SUV compacto com boa reputação, equilíbrio entre desempenho e conforto, e que agora traz mais tecnologia embarcada, o novo HR-V pode ser exatamente o que você procura.
Mas fique atento: com tantos lançamentos chegando, a decisão entre ele e seus rivais pode ser mais difícil do que nunca.