Hyundai Creta elétrico está em testes e deve ter 400 km de autonomia
O SUV compacto da Hyundai, Creta, que vem sendo um sucesso de vendas no Brasil e na Índia, está em fase de experimentação para sua versão 100% elétrica na Índia e deve chegar ao mercado até 2025. A escolha da Índia como local para testes se deve ao fato de ser o terceiro maior mercado automotivo do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Um carro elétrico modelo Hyundai Creta foi visto sem camuflagem em uma rodovia da Índia, dirigido rapidamente por um motorista. O modelo ainda não tem nome definido e é conhecido internamente como SU2i EV. A estratégia de desenvolvimento é “de cima para baixo”, ou seja, começando pelos modelos mais premium e gradualmente descendo para os mais acessíveis.
O Hyundai Creta elétrico está sendo testado com uma bateria derivada do SUV compacto Kona EV, que será lançado no Brasil em breve por quase R$ 290 mil. O Kona EV tem um motor elétrico montado no eixo dianteiro com potência de 136 cv e torque de 40,3 kgfm, além de autonomia para mais de 300 km com uma carga. Já o Creta EV pode ter alcance na faixa dos 400 km.

A produção em série do Hyundai Creta elétrico deve começar até o final de 2024, com a versão final sendo apresentada oficialmente na Auto Expo 2025. É esperado que o carro concorra com modelos como o Maruti YY8, que deve ser lançado na mesma época, além de projetos de marcas como Tata Motors, Mahindra, Renault-Nissan e Stellantis.
O Hyundai Creta elétrico será uma opção mais acessível de carro elétrico no mercado, com previsão de alcance maior do que o seu “irmão” Kona EV. O modelo será lançado em um mercado competitivo, mas tem potencial para se destacar com sua tecnologia avançada e autonomia maior do que a média dos modelos elétricos disponíveis atualmente.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
