Hyundai Santa Fe e Kia Sorento a gasolina, sairão de linha em 2025

SUVs sul-coreanos na Europa serão exclusivamente híbridos a partir de 2025

Kia Sorento 2024.
Kia Sorento 2024.

Em resposta às novas regulamentações ambientais mais rigorosas da Europa, as marcas Kia e Hyundai terão que fazer mudanças em sua linha de veículos. Especificamente no segmento de SUVs, as gigantes sul-coreanas cortarão versões do seu portfólio e deixarão de vender os modelos Sorento e Santa Fe equipados apenas com motores a gasolina ou diesel.

Segundo a imprensa coreana, a partir de 2025, essas variantes sairão de linha e o portfólio de SUVs no mercado europeu será composto exclusivamente por configurações eletrificadas, ou seja, híbridas e híbridas plug-in. Essa mudança é uma resposta aos novos padrões estabelecidos pelas normas Euro 7 da União Europeia.

De acordo com o padrão Euro 7, anunciado no final do ano passado, todos os automóveis de passageiros vendidos na Europa a partir de 2025 terão que reduzir as emissões de óxido de nitrogênio dos atuais 80 mg/km (Euro 6) para 60 mg/km. Além disso, serão estabelecidos limites para a emissão de partículas de micro-plásticos pelos pneus. Estudos mostram que cada pneu libera aproximadamente 4 kg de micro-plásticos no ambiente ao longo de sua vida útil.

Santa Fe 2024
Santa Fe 2024.

Voltando aos SUVs, o fim das versões tradicionais coincidirá com a troca de geração do Kia Sorento e com o facelift do recém-lançado Hyundai Santa Fe. Ambos já possuem configurações híbridas em seu portfólio, mas certamente terão a oferta ampliada para suprir a ausência das variantes que deixarão de ser oferecidas.

No caso do Sorento, as versões híbridas e híbridas plug-in atualmente disponíveis combinam um motor 1.6 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, entregando 230 cv e 265 cv, respectivamente. Já o Santa Fe, tem praticamente o mesmo conjunto na versão plug-in, garantindo um consumo de até 15,6 km/l.

Fora da Europa, em mercados com legislação menos rígida, Kia e Hyundai continuarão a oferecer versões apenas a gasolina ou diesel. Essa estratégia visa atender às demandas específicas desses mercados e aproveitar as oportunidades de venda existentes.

Essas mudanças representam um passo importante para a transição dos veículos movidos a combustíveis fósseis para os modelos eletrificados na Europa. As marcas sul-coreanas estão se adaptando às regulamentações ambientais mais rigorosas e se posicionando como líderes no segmento de SUVs eletrificados. Com isso, estão contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes e para a preservação do meio ambiente.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário