Hyundai Veloster saiu de linha, relembre o carro!
O Veloster foi lançado no ano de 2011 no Brasil, o carro que veio pela Caoa, pertencente ao grupo da Hyundai, marca sul-coreana, tentou inovar o mercado, lançando um carro com visual esportivo, motor nada esportivo, e a utilização de três portas, o carro conta com um ano oficial de 2012 e foi vendido no Brasil apenas até 2014, onde o Veloster saiu de linha.
Guia do Conteúdo
Por que o Veloster saiu de linha?
O carro teve uma passagem relâmpago no mercado brasileiro, o veículo não era feio, porém o fato de ele contar com apenas três portas, não vingou, fazendo com que ele fosse um motivo de chacota no mercado. Mas o principal motivo pelo modelo não vogar, foi por ter um motor fraco, promessa esportiva e estrutura desajeitada, com um valor que não era respectivo de sua imagem.
No Brasil, o carro vendeu no mercado brasileiro entre 2011 a 2014, onde emplacou cerca de 13.321 unidades. Algo que marcou o seu lançamento foi pelo fato do carro ter entregado uma motorização diferente do prometido, o que ocasionou algumas polêmicas logo no inicio.
Veloster no mundo
O Caoa Veloster, que era importado da linha oficial da Sino coreana Hyundai, teve uma chama breve no Brasil, sendo que o auge do modelo ocorreu nos estados unidos, onde foi alcançado em 2012, ainda na primeira geração, quando 38.102 unidades foram vendidas. O bom ritmo foi mantido até 2016 (30.053 unidades), mas desde 2018, com a chegada da segunda linhagem, os emplacamentos caíram pela metade.

O carro começou com um motor 1.6, mas com o tempo ele passou a receber a versão N, a famosa N Line, o modelo então passou a ter um motor 2.0 de 280 cv com um torque de 35,9 kgf.m, o câmbio poderia ser manual de 6 velocidades ou automático de duas embreagens com oito velocidades.
No mercado global, o carro veio apresentando cada vez mais notícias ruins, com vendas cada vez mais baixas, o carro em 202 vendeu apenas 6.785 unidades, em 2019 ele vendeu 12.849, ou seja caiu pela metade o seu número de vendas, tudo isso apenas no estados unidos.
O modelo então foi desligado agora em Julho de 2022, a montadora explica o seguinte “o mundo inteiro, a demanda por hatches médios está em queda. No lugar deles, os consumidores têm optados pelos SUVs. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Hyundai enxugou a gama do Veloster no ano passado”.
A queda do modelo fez com que novas opções pudessem surgir para a montadora, o carro morreu com a variante N Line, o carro tinha sim um visual bem chamativo, esportivo e robusto, contando com um motor poderoso, porém não foi o suficiente para manter o carro na ativa. No lugar deles nós podemos imaginar o novo Kona 2024, ou o Elantra com configuração N Line.
O modelo aqui no Brasil, ainda em 2014, ano de sua despedida, foi apresentado com um motor de 204 cv, sendo uma otimização de sua antiga motorização, o carro até foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, a Hyundai-Caoa chegou até a confirmar essa variante 1.6 Turbo pra o brasil. Porém o modelo não chegou aqui, e o assunto nunca mais foi aceso no mercado, sendo essa a morte do Veloster.
O Veloster segundo a sua atual FIPE, está com um preço de 66 mil reais, você pode conferir os modelos e anos do carro na Tabela Fipe do Veloster no Agora Motor!
E o que pensa sobre o Hyundai Veloster? Considera um bom carro? Já teve um ou tem alguma experiência com o carro? Compartilhe sua experiência com o público, aproveite e também deixe uma avaliação no artigo com as estrelas, é algo simples, mas nos ajuda demais.
E para quem é apaixonado pelo mundo automotivo, conheça o site Agora Motor, onde trazemos diversas novidades e reviews sobre carros, motos, e também notícias sobre o nicho. Possuímos também nossa tabela FIPE, onde você pode consultar o preço de diversos modelos.
