Inteligência artificial já é capaz de identificar se motorista está doente
A Mitsubishi lançou recentemente no Japão uma tecnologia que pode salvar vidas. A novidade consiste em uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para identificar se o motorista está doente durante a condução do veículo, evitando acidentes graves que podem ser causados por doenças como epilepsia, doenças cardíacas e cerebrovasculares, mesmo sem mudanças na postura do condutor.
Para evitar esses riscos, a marca utiliza um sistema de câmeras já existentes para monitorar o motorista e duas ferramentas de inteligência artificial. As câmeras fazem a monitoração da pele do motorista e coletam dados biométricos, como frequência de pulso, intervalo de pulso, intensidade de pulso e mudanças na pressão sanguínea. O outro sistema é desenvolvido pela Maisart e é usado para detectar condições físicas anormais, mesmo quando a postura do motorista basicamente não muda.
Essa tecnologia é uma grande evolução em relação aos equipamentos que monitoram sonolência e mudanças abruptas de posição do corpo do condutor durante o trajeto. No entanto, deve ser ligado aos equipamentos de condução semi-autônoma do carro, que assumiria o controle do veículo até a parada com segurança.

A Mitsubishi pretende incorporar essas tecnologias em sistemas de segurança veicular que parem automaticamente um veículo na beira da estrada se uma condição física grave for detectada no motorista. A expectativa é que essa medida ajude a prevenir acidentes graves no futuro.
Vale lembrar que essa tecnologia ainda não está disponível globalmente, sendo lançada apenas no Japão. Não há informações sobre quando ela será lançada em outros países.
Apesar disso, é uma notícia animadora para quem busca segurança no trânsito. Com essa nova tecnologia, é possível evitar acidentes graves e salvar vidas. No entanto, algumas questões podem surgir quanto à privacidade do motorista e o tipo de veículo que poderá receber essa tecnologia.
Espera-se que a Mitsubishi lance essa tecnologia globalmente em breve e que outras empresas adotem essa medida de segurança veicular.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
