IPVA SP: Proprietários agora podem pagar o IPVA via PIX!

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, a Sefaz-SP, anunciou uma novidade que irá facilitar a vida dos proprietários de veículos: agora é possível pagar o IPVA por Pix. A medida começou a vigorar no dia 25 de agosto, oferecendo uma opção adicional para quitar o imposto e até mesmo regularizar débitos atrasados.

Inicialmente, a modalidade Pix está disponível apenas para o pagamento do IPVA de veículos registrados no estado de São Paulo. No entanto, até o final de 2023, também será possível utilizar o Pix para pagar a taxa de licenciamento, multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no estado, quitando os respectivos débitos.

IPVA PIX SP
Pague o IPVA de SP por Pix agora. Foto: SP

A principal vantagem do uso do Pix é a ampliação da rede arrecadadora, beneficiando especialmente aqueles que não possuem conta nos grandes bancos tradicionais e preferem utilizar bancos digitais. Cerca de 800 instituições financeiras já estão emitindo QR codes para o pagamento do IPVA.

Para utilizar essa nova modalidade, basta acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP (portal.fazenda.sp.gov.br), informar os dados do veículo e gerar um QR code para efetuar o pagamento. É importante ressaltar que o QR code Pix tem validade de 15 minutos, após os quais expira. Caso não seja utilizado dentro desse prazo, será necessário emitir um novo código pelo site da Sefaz-SP. Na tela do QR code, há um contador regressivo que indica o tempo restante para sua validade.

Ao escanear o QR code utilizando um aplicativo de banco ou instituição de pagamento, será exibida a informação de que o pagamento é destinado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.

É importante destacar que a Secretaria da Fazenda e Planejamento não enviará QR codes por nenhum meio de comunicação. Cabe exclusivamente ao cidadão emitir o QR code através do site indicado para quitar os débitos de seu veículo.

Vale ressaltar que os métodos tradicionais de pagamento do IPVA continuam válidos. Além do Pix, é possível realizar o pagamento informando o número do Renavam na rede bancária credenciada e efetuando o recolhimento do tributo por meio dos terminais de autoatendimento. O pagamento também pode ser feito pela internet ou por outros canais oferecidos pelas instituições bancárias. Casas lotéricas e empresas credenciadas na Secretaria da Fazenda e Planejamento também aceitam pagamento com cartão de crédito.

Com essa nova opção de pagamento por Pix, a Sefaz-SP busca oferecer mais comodidade aos proprietários de veículos, ampliando as opções de quitação do IPVA e facilitando a regularização dos débitos. A medida acompanha a tendência atual de digitalização dos serviços financeiros e visa proporcionar uma experiência mais ágil e prática para os contribuintes paulistas.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias As 5 motos ideais para trabalhar na Uber e 99 que vão turbinar seu lucro

Trabalhar com moto em aplicativos como Uber e 99 é uma das formas mais práticas…

Gabriel Schmoller
Notícias Os 3 SUVs mais baratos do Brasil que surpreendem pelo custo-benefício

O mercado brasileiro de SUVs compactos está cada vez mais competitivo, com montadoras oferecendo modelos…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasileiros surpreendem: estas são as 10 motos mais desejadas de 2025

O mercado de motos no Brasil continua em plena aceleração. Em 2025, o interesse dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova versão do Leapmotor C10 surpreende com 590 cv e visual radical

A Stellantis segue acelerando sua estratégia de eletrificação global e aposta na expansão da marca…

Gabriel Schmoller
Notícias Carros elétricos usados que valem o investimento e fazem você esquecer o posto

O mercado de carros elétricos cresce rapidamente no Brasil, impulsionado pela chegada de novas marcas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário