Confira quais são os 10 itens que você deve observar em seu carro nos dias frios
A partir dos próximos meses, uma frente fria promete derrubar as temperaturas em diversas regiões do país. Além disso, por conta do inverno já estar se aproximando, os termômetros baixam suas temperaturas, e o tempo acaba ficando mais seco. Todos esses fatores, no entanto, podem acabar interferindo negativamente no seu automóvel.
Por conta disso, é sempre importante estar atento aos componentes e aos dispositivos dos carros. Diferente do que muitos pensam, não é só a bateria que merece cuidado, confira a seguir todos os itens do seu carro que merecem a sua atenção em dias frios.
Guia do Conteúdo
Bateria
Em dias frios, a bateria costuma apresentar mais chances de arriar, afinal, a temperatura mais baixa dificulta a reação química da peça, que é a responsável por fornecer a energia. Além disso, em dias frios, a bateria também é mais exigida, já que o combustível custa a vaporizar para fazer com que o motor funcione.
Sistema de Arrefecimento
O aditivo para o arrefecimento do carro também não pode ser esquecido em dias frios. Isso porque, esse produto é o grande responsável por aumentar o ponto de ebulição da água e também das partículas anticoagulantes, fazendo com que o conjunto seja mantido na temperatura ideal, evitando problemas em seu funcionamento.
Tanquinho
Deixar o reservatório sempre com gasolina também é importante nas épocas mais frias do ano, afinal, isso irá garantir uma melhor partida do motor. Isso porque, hoje em dia, não é mais necessário puxar o afogador, já que os carros com injeção eletrônica contam com um tanquinho auxiliar, responsável por jogar a gasolina no sistema.
Óleo e filtro
O lubrificante tende a ficar mais denso em temperaturas menores, por isso é fundamental fazer as trocas de óleo de filtro dentro dos prazos recomendados pelo fabricante, além disso, é importante usar produtos com especificações que constam no manual.
Ar condicionado
O funcionamento do ar condicionado é composto por peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de funcionamento para serem lubrificados, assim, mesmo em dias frios, é indicado que o ar seja ligado pelo menos 1 vez por semana, visando evitar o desgaste da peça. Além disso, a maioria dos equipamentos garante um climatizador quente.
Aceleração
Ainda considerando que em dias frios o lubrificante tende a ficar mais denso, é indicado que, ao dar a partida, o cidadão acelere seu carro levemente. Isso porque, o óleo vai demorar um pouco mais para alcançar todas as partes do motor, por isso ter paciência é fundamental.
Mangueiras e correias
As mangueiras e correias também merecem cuidado em climas frios, isso porque elas podem acabar ressecando com as baixas temperaturas, provocando vazamentos, ou em casos mais graves, pode se romper.
Pneus
Os pneus também merecem atenção em dias mais frios, já que, assim como as borrachas, eles tendem a ressecar, por isso é importante fazer a calibragem pelo menos 1 vez por semana.
Luzes
Nessas épocas mais frias, serrações e neblinas são comuns, o que torna o funcionamento dos faróis ainda mais importante, assim, verificar se os fachos estão na altura correta e se as luzes estão funcionando de maneira certa é fundamental.
Palhetas
A borracha da palheta do limpador também pode acabar ressecando, e assim acabam sendo insuficientes para a limpeza, além de fazerem mais barulho. Nesse caso, assim que perceber irregularidades, troque a palheta.

Receba mais notícias relacionadas ao mundo dos motores. Acesse o Agora Motor o seu portal de artigos e notícias.
