Depois de muitas reclamações, Jeep é investigada por problema no câmbio
O Procon-MG está investigando problemas no câmbio automático do modelo Renegade com motor flex, após uma série de reclamações de proprietários de veículos da Jeep. Desde 2021, centenas de consumidores têm relatado um problema em comum: após certo tempo de uso, a transmissão começa a travar e precisa ser substituída ou reparada, por meio de um serviço que chega a custar até R$ 60 mil.
Após o Procon-SP apurar o problema, agora é a vez do Procon-MG investigar. O órgão está solicitando que os proprietários que identificarem o problema informem detalhes para o e-mail [email protected] até o dia 20 de julho de 2023 com os seguintes dados.
A Stellantis, dona das marcas Jeep e Fiat, afirmou que seus produtos são da mais alta tecnologia e segurança e que respeitam a legislação em vigor. A empresa nega a existência de defeito no câmbio/trocador de calor dos veículos afetados.
O engenheiro mecânico André De Maria explicou que o câmbio automático desses veículos sofre graves danos devido à corrosão do trocador de calor, que ocasiona a entrada de líquido na transmissão. Quando isso acontece, o componente precisa ser substituído ou reparado.

Os relatos dos clientes são sempre semelhantes – o que difere é a forma como a situação foi tratada pela concessionária Jeep. Quando o problema ocorre depois do fim da garantia, a situação é mais grave, mesmo que o consumidor tenha realizado todas as revisões na autorizada. Em alguns casos, a empresa banca parte do conserto, mas em outros, o orçamento é pesado.
Os processos movidos pelos clientes da Jeep sobre o problema do câmbio automático iniciados entre 2022 e 2023 ainda não tiveram desfecho, assim como a ação movida pelo Ministério Público contra os 22 supostos defeitos do Compass.
O Procon-SP solicitou mudanças à montadora após apurar o caso em 2021. Na época, avaliou que a Stellantis deveria trazer informações mais claras no manual do proprietário a respeito do problema.
Se você é proprietário de um modelo Renegade e se depara com problemas relacionados à peça que envolve o trocador de calor e/ou problemas de vazamento do líquido de arrefecimento no câmbio automático, deve informar essas informações ao Procon-MG através do e-mail citado acima.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							 
							