Avaliação do Jeep Renegade 2025: ainda um SUV competitivo após quase uma década?
O Jeep Renegade, lançado em 2015, se aproxima de seu décimo aniversário com um legado impressionante de mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil. Para a linha 2025, o modelo passa por um reposicionamento de versões para se manter relevante em um dos segmentos mais acirrados do mercado: o dos SUVs compactos. Embora não tenha recebido grandes atualizações visuais ou mecânicas, o Renegade oferece novas configurações de tração dianteira e reintroduz a série especial Willys com tração 4×4.

A versão de entrada agora tem preço sugerido de R$ 115.990, resultado de uma leve redução. A antiga versão Sport foi substituída pela nova configuração Altitude, que custa R$ 147.990. Essa versão adiciona um painel digital, uma central multimídia maior, ar-condicionado digital bizona, rodas de liga leve de 17 polegadas, teto pintado de preto e para-barros.
Na intermediária Longitude, que permanece com o preço de R$ 165.990, não houve alterações significativas. Essa versão conta com rodas aro 18”, carregador por indução, bancos em couro e sensor de estacionamento dianteiro. A configuração Night Eagle, que custa R$ 170.990, acrescenta detalhes escurecidos na parte externa, chave presencial, faróis adaptativos com acionamento automático, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e monitor de ponto cego.
A nova versão Sahara, que é a topo de linha com tração 4×2, é oferecida a R$ 173.990 e se inspira no Wrangler. É a única que pode ser pintada na exclusiva cor Slash Gold, um dourado metálico que contrasta com o teto preto. Essa versão ainda conta com rodas de 18” e frisos laterais mais largos, características exclusivas. A versão Trailhawk, que também é vendida por R$ 173.990, teve uma redução de R$ 14 mil, perdendo alguns equipamentos da configuração Night Eagle. A Série S, que oferecia os mesmos itens e tração 4×4 da Trailhawk, foi retirada do portfólio.

A série especial Willys, limitada a 500 unidades, volta ao mercado com um preço sugerido de R$ 179.990. Essa versão inclui os itens da Sahara, além de uma pintura verde Recon exclusiva, adesivos que remetem ao icônico jipe da marca, soleiras nas portas, novas rodas de 17” e pneus mistos ATR, além de um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Renegade contam com airbags frontais, laterais e de cortina, além de faróis e lanternas de LED. Itens como tampão do porta-malas, rack de teto, iluminação no porta-luvas e câmera de ré estão disponíveis a partir da versão Altitude, que também oferece detecção de fadiga do motorista, frenagem autônoma emergencial, monitoramento de mudança de faixa e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Esses recursos são opcionais nas versões Turbo e PCD, que têm preço de R$ 99.719.
A cabine do Renegade apresenta um acabamento acima da média, em contraste com seu porta-malas de tamanho reduzido, um dos poucos pontos negativos em um SUV que entrega boa relação custo-benefício. O motor 1.3 turboflex, que gera até 185 cv e 270 Nm de torque, permanece inalterado e continua a oferecer desempenho destacado na categoria. Este motor está associado a uma transmissão automática de seis marchas nas versões de tração dianteira, enquanto as configurações 4×4 possuem uma caixa de nove velocidades.
As suspensões independentes nas quatro rodas continuam sendo uma referência, proporcionando conforto e robustez sem comprometer a dinâmica do veículo, que ainda é amplamente elogiada. Apesar da idade, o Jeep Renegade, fabricado em Goiana (PE), mantém sua competitividade no mercado. Sua presença ainda é válida, e há espaço para continuar sua venda por mais alguns anos. No entanto, conforme noticiado pela MOTOR SHOW, uma nova geração está prevista para ser lançada, utilizando a plataforma CMP e convivendo com o Avenger, um “baby Jeep” que será fabricado no Brasil. Ter três opções de modelos seria um desafio?
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Guia do Conteúdo
Informações Técnicas
Jeep Renegade Sahara
- Preço Básico: R$ 115.990
- Carro Avaliado: R$ 176.490
Especificações do Motor
- Tipo: Quatro cilindros em linha 1.3, 16V, injeção direta, turbo, duplo comando com variação na admissão e escape.
- Combustível: Flex.
- Potência: 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol) a 5.750 rpm.
- Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (gasolina/etanol).
- Câmbio: Automático sequencial de seis marchas.
- Direção: Elétrica.
- Suspensões: MacPherson (dianteira) e multilink (traseira).
- Freios: Discos ventilados (dianteiros) e sólidos (traseiros).
- Tração: Dianteira.
- Dimensões: 4,268 m (comprimento), 1,805 m (largura), 1,702 m (altura).
- Entre-eixos: 2,570 m.
- Pneus: 225/55 R18.
- Porta-malas: 320 litros.
- Peso: 1.476 kg.
- Tanque: 55 litros.
- Aceleração 0-100 km/h: 8,8 segundos (etanol).
- Velocidade Máxima: 209 km/h (etanol).
- Consumo na Cidade: 10,9 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol).
- Consumo na Estrada: 12,7 km/l (gasolina) e 9,0 km/l (etanol).
- Nota do Inmetro: C.
- Classificação na Categoria: C (Utilitário Esportivo Compacto).

Com a combinação de preço acessível, bom desempenho e características de segurança, o Renegade ainda tem muito a oferecer em um mercado em constante evolução.
