Jeep surpreende e traz de volta o Wrangler com potente motor V8
Três meses após o anúncio do lançamento do Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition 2024, marcado como a despedida do icônico motor V8 Hemi, a Jeep surpreende ao revelar que, na verdade, este adeus será mais um até logo. A montadora confirma o retorno do motor V8 Hemi para o ano de 2025, um movimento inesperado que pode gerar certa insatisfação entre aqueles que adquiriram o veículo pensando em sua exclusividade.
Segundo informações divulgadas pela Jeep, a decisão de continuar com o motor 6.4 Hemi, que oferece uma impressionante potência de 476 cv e um torque de 65 kgfm, foi motivada pela alta demanda. Essas especificações permitem que o Wrangler Rubicon 392 seja reconhecido como o modelo mais veloz e potente já produzido pela marca, atingindo de 0 a 96 km/h em apenas 4,5 segundos.

A fabricante ainda mantém em sigilo o número de unidades que serão disponibilizadas desta nova edição. Vale lembrar que a suposta “Final Edition” de 2024 tinha uma produção limitada a 3.700 unidades globalmente, com a maioria destinada ao mercado norte-americano. Os preços da nova edição ainda não foram anunciados, mas especula-se que superarão a marca dos US$ 100 mil (aproximadamente R$ 545.430), seguindo a tendência da edição anterior.
Os felizardos proprietários do Wrangler Rubicon 392 Final Edition 2024 poderão se consolar com os equipamentos de série adicionais, embora a nova versão venha sem o kit de ferramentas de 83 peças e o protetor de grade da Mopar inclusos anteriormente.
As encomendas para este desejado modelo começarão a ser aceitas no terceiro trimestre deste ano, com a produção programada para iniciar no primeiro trimestre de 2025.
Essa não é a primeira vez que a Stellantis, empresa mãe da Jeep, decide estender a vida de um modelo supostamente limitado. Um caso semelhante ocorreu com o Durango SRT Hellcat 2021, levando alguns proprietários a processarem a companhia após seu retorno inesperado ao mercado.
Apesar das controvérsias, é compreensível a estratégia da Jeep ao continuar com a produção do Wrangler Rubicon 392. Vendido por mais de US$ 100 mil, este modelo representa uma margem de lucro significativa quando comparado às versões básicas.
Bill Peffer, vice-presidente sênior e chefe da marca Jeep na América do Norte, defendeu esta decisão afirmando: “A notícia divulgada em março sobre o fim do Wrangler 392 gerou uma forte reação da comunidade Jeep, mostrando que ainda há um grande apego ao modelo com motor V8. A Jeep ouviu seus clientes e decidiu manter vivo o Wrangler Rubicon 392 Final Edition para o ano/modelo de 2025.”
Este retorno demonstra não apenas a flexibilidade da Jeep em responder às demandas do mercado mas também destaca o legado duradouro do motor V8 Hemi dentro da linha Wrangler.