Essa é a novidade eletrônica das motos 650cc da Kawasaki em 2023

Com o avanço da tecnologia e da evolução industrial do segmento motociclístico, a gente acaba percebendo cada vez mais motocicletas poderosas, como as hyper-nakeds da Kawasaki, em classes menores em quesito de cilindradas, como é o que ocorre com as motos de média cilindrada de 650cc. Confira na notícia!

A atual novidade para os modelos da Kawasaki de 650 Cilindradas, é a utilização do controle de tração, como um item de série, que será implementador para os modelos a partir de 2023. AS Ninja 650 e Z 650, contaram com o recurso de moto padronizado em sua produção, a nova tecnologia será chamada de KTRC (Kawasaki TRaction Control), este novo mecanismo vai adequar as motos para as mudanças mais bruscas da superfície.

No modo 1, dos modelos da Kawasaki, o mecanismo de controle vai entregar e monitorar, todo o torque do giro da roda, no entanto sem contar com uma IMU, que seria uma unidade de medição inercial, o novo mecanismo também não será sensível a inclinação de todos os ângulos.

Duas motos Kawasaki Ninja ZX-6R em um autódromo.
Foto: Divulgação

Já o modo 2 de ativação, se designa para as condições mais escorregadias, envolvendo por exemplo uma pista molhada ou mesmo uma estrada com maior agressividade da superfície, o sistema irá auxiliar a lidar com a adversidade em baixa rotação, de moto eficiente e seguro, sendo que o sistema ainda pode ser desligado completamente a qualquer momento.

A novidade KTRC, irá ser monitorada pelo piloto no próprio painel TFT do modelo, que será habilitado para Bluetooth. Esta também é a maior das modificações da Kawasaki em seus modelos Europeus. Logo, permanecem movidas pelo propulsor gêmeo paralelo de 649 cc, refrigerado a líquido, produzindo 98 cv de potência máxima e um torque de 6,7 kgf.m.

Aqui no Brasil nós possuímos um modelo que compõe esta nova tecnologia KTRC, que é a trail Versys 650, e o outro modelo que está presente aqui no Brasil é a Neo-Retrô Z 650RS, que infelizmente não receberá o novo dispositivo KTRC, sendo que este modelo tem um apelo mais clássico em seu design, se destacando bastante das outras 650cc da Kawasaki.

E para completar, podemos afirmar que ainda não temos nenhuma previsão da chegada do KTRC aqui no Brasil, continuando apenas na Versys que já vem com a otimização de fábrica. Confira o vídeo autoexplicativo sobre o KTRC.

Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no universo automobilístico. Veja notícias, lançamentos, artigos, novidades e muito mais em um só lugar!

5/5 - (2 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário