Lamborghini não entra no mundo dos elétricos! Entenda o motivo!

Com o aumento da procura por veículos zero emissão, as montadoras estão cada vez mais focadas em trocar toda sua produção de veículos à combustão para motorização elétrica ou mesmo hibrida. Porém, indo contra todos as tendências a Lamborghini anuncia que irá continuar produzindo veículo movido a combustão, e seu foco em veículos elétricos acontecerá de forma natural nos próximos anos. 

Em entrevista ao Business Insider, Stephan Winkelmann, CEO da marca italiana de supercarros, explicou como a montadora resolveu o problema.

Com a palavra o Chefe

Em um ponto da entrevista o CEO da marca diz que entende toda a mobilização das montadoras para a produção dos modelos zero emissão e que a Lamborghini irá se adequar nos próximos anos. Porém, isso será uma transição natural e dentro dos limites da empresa.

Como Stephan explicou ao portal, a marca ainda tem muito a ver com os motores V10 e V12, que no que lhe concerne possuem certas características como ruído, como mostrar toda a potência do grupo mecânico. Dessa forma, modificações muito bruscas podem interferir no DNA da marca.

Diante dessa situação, a Lamborghini planeja mudar a linha de produção de forma mais gradual em várias etapas, justamente para não mudar a tradição da montadora. O CEO enfatizou ainda que “neste caso, não importa que a tecnologia seja adotada primeiro, mas tem que ser a melhor”.

Lamborghini
Logomarca da Lamborghini. Foto: Reprodução

Modelos Hibridos serão produzidos, já os elétricos irão esperar um pouco

O presidente-executivo da Lamborghini ressaltou que 2022 será o último período em que a montadora venderá apenas veículos com motores a combustão. Segundo ele, até 2024, a marca desenvolverá três modelos híbridos plug-in, que serão os sucessores de grandes nomes como o SUV Aventador, Huracan e Urus.

O CEO disse ainda que, no geral, a estratégia da montadora italiana é unir as diferentes gerações sem comprometer a essência da Lamborghini.

“Temos gerações que ainda estão muito atentas aos motores de combustão interna, e temos novas gerações que dizem: ‘queremos que você esteja em conformidade e que reduza as emissões. Temos que agir de acordo, sem diluir os valores da marca.”

A marca já anunciou sua intenção de reduzir as emissões de CO2 pela metade até 2025. Os primeiros EVs da marca devem ser lançados globalmente por volta de 2027 e 2028.

Confirmando o relato de Stephan, é um modelo de quatro lugares com capacidade de uso diário, o que nos dá a ideia de que é um modelo com alto grau de autonomia. O SUV Urus também deve ganhar uma versão 100% elétrica depois que a marca começar a produzir modelos zero carbono.

Quer ficar ligado em todas as principais novidades do mundo automobilístico? Acesse o Agora Motor o seu portal de notícias e artigos relacionados ao mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário