Projeto de lei quer diminuir custo de combustível para motorista de aplicativos!
A pandemia já foi impactante para muitos motoristas, visto que a maioria das pessoas passou a ficar mais tempo em casa e com isso diminuiu consideravelmente a demanda pelas corridas.
Soma-se a isso o fato do custo de combustível ter subido absurdamente nos últimos meses, o que impactou ainda mais os motorista de aplicativos, já que agora além de ter poucas corridas, eles não puderam aumentar o preço do serviço oferecido e consequentemente não estão conseguindo mais lucrar como antes.
Guia do Conteúdo
Porque a gasolina aumentou?
Desde 2016 temos uma Política de Paridade de Importação (PPI), o que significa que para se manter competitivo, o preço do combustível brasileiro deve seguir a variação de preços do combustível internacional.
Sendo assim, temos uma realidade onde cada vez que o preço do Petróleo sobe no exterior, temos um aumento dos preços aqui no país também.

Isso já afeta bastante os preços e ainda temos a questão de que os impostos que incidem sobre o combustível são muito altos, aumentando ainda mais o valor.
Muita gente diz que o aumento dos combustíveis se deve à guerra entre a Ucrânia e Rússia, já que a Rússia é uma grande produtora de petróleo que abastece inclusive diversos outros países.
O que muita gente não entende é como o preço do combustível da Rússia impacta o preço do combustível aqui no Brasil, visto que o país é auto suficiente em petróleo.
Esse impacto se deve à PPI, já que se o valor do combustível russo sobe, nós também temos um aumento nacional.
Projeto de Lei para ajudar os motorista de aplicativos
Visando ajudar os motorista de aplicativos que já tiveram seus ganhos impactados pela pandemia e pelos aumentos crescentes no preço dos combustíveis, a deputada Celina Leão (PP-DF) criou o Projeto de Lei 621/22, que autoriza que as cooperativas de motoristas de aplicativo comecem a vender combustível para seus afiliados.
Dessa forma, se a lei for aprovada, os motoristas poderão comprar combustível com um valor reduzido e consequentemente diminuir os gastos e conseguir um lucro um pouco maior.
O projeto já está em caráter conclusivo e nos próximos dias deve ser analisado pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Veja todas as atualizações do mercado de automóveis acessando o Agora Motor.
