Como a Lexus projetou um volante muito melhor do que a Tesla?

A montadora de carros de luxo Lexus lançou seu primeiro SUV elétrico, o RZ 450e, que tem chamado a atenção por conta do seu volante tipo yoke. Mas afinal, o que é esse tipo de volante e por que ele é tão inovador?

O volante yoke é um volante em forma de “U”, que substitui o volante convencional em carros elétricos. A tecnologia usada no Lexus RZ450e equipado com o volante yoke é chamada steer-by-wire e utiliza sensores em vez de uma barra ligando o volante às rodas.

A quantidade de movimento rotacional do volante é detectada por um sensor que envia sinais para um motor elétrico na barra de direção sobre a movimentação necessária para as rodas da frente se moverem. Enquanto isso, outro motor elétrico no topo da coluna de direção oferece feedback ao motorista enquanto filtra vibrações indesejadas.

Como a Lexus projetou um volante muito melhor do que a Tesla?

Uma das principais diferenças entre o volante yoke da Lexus e o da Tesla está na quantidade de graus que ele gira em cada direção. O da Lexus gira 150 graus em qualquer direção até chegar a um ponto fixo, totalizando 300 graus de rotação do volante – muito menos que os 840 graus do Tesla. Essa diferença significa que os motoristas precisam girar menos as mãos para manobrar em baixa velocidade, mas mantém a sensibilidade da direção em velocidades mais altas.

Além disso, o Lexus RZ450e possui físicos botões e alavancas para funções como setas, limpadores de para-brisa, luzes e controle de cruzeiro, tornando-o mais fácil de usar do que o volante minimalista da Tesla, em que a maioria das funções é operada por meio de uma tela sensível ao toque.

Com o uso do steer-by-wire, os engenheiros da Lexus conseguiram alcançar uma resposta rápida na direção, eliminando atrasos na resposta dos motoristas. O sistema traz ainda flexibilidade na localização do volante, permitindo mais espaço para os ocupantes do veículo. Além disso, permite que a relação de direção seja ajustada com facilidade, tornando-a responsiva em baixas velocidades e menos sensível em velocidades mais altas, garantindo assim melhor estabilidade.

Assim, o volante yoke do Lexus RZ 450e é um exemplo inovador da aplicação bem-sucedida da tecnologia steer-by-wire, proporcionando uma direção responsiva com maior segurança e comodidade para o motorista.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

5/5 - (6 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário