Pode ligar o carro depois de uma enchente? Saiba quando e como fazer
A empresa de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, Motul, alerta motoristas sobre os riscos causados por enchentes em veículos.
A vedação dos conjuntos do carro não é garantia de proteção contra possíveis danos, pois a exposição prolongada à água pode causar problemas graves. Por isso, a empresa recomenda que, durante uma enchente, os motoristas procurem locais altos e seguros a fim de evitar que os sistemas do carro sejam contaminados.

O engenheiro de aplicação da Motul Brasil, Caio Freitas, destaca a importância de nunca tentar ligar o veículo após uma enchente, mesmo que visualmente pareça não ter sofrido danos. O contato com a água pode contaminar os fluidos e lubrificantes, resultando em danos maiores.
Após o ocorrido, é necessário levar o automóvel imediatamente a uma oficina mecânica de confiança para que as verificações e troca de fluidos necessárias sejam realizadas. Em casos mais graves, como em enchentes intensas, é preciso rebocar o veículo até uma oficina de confiança para execução dos procedimentos adequados e verificação detalhada do filtro de ar.
Outros sistemas do veículo também podem ser afetados pela água, como o sistema elétrico e eletrônico. Por isso, é fundamental seguir as orientações da Motul e procurar ajuda especializada em caso de enchentes.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
