Limites de velocidade mais baixos podem reduzir os acidentes nas cidades?

O Instituto de Segurança Viária (IIHS) divulgou uma pesquisa que indica que a redução dos limites de velocidade pode contribuir para estradas mais seguras. O estudo foi feito em Seattle, Washington, onde os limites de velocidade nas vias arteriais do centro da cidade foram reduzidos de 30 milhas por hora para 25 em novembro de 2016. Além disso, a cidade também diminuiu o limite de velocidade em ruas residenciais de 25 para 20 milhas por hora.

Limites de velocidade mais baixos podem reduzir os acidentes nas cidades?

Segundo a pesquisa, houve uma queda de 20% na probabilidade de colisões com lesões nas vias arteriais no centro da cidade e uma redução não estatisticamente significativa de 11% nas demais ruas da cidade. Isso ilustra a importância da reavaliação dos limites de velocidade. Embora acidentes ainda ocorram, eles são menos perigosos, disse o presidente do IIHS, David Harkey.

Os pesquisadores analisaram três anos de dados sobre acidentes em Seattle e outras três cidades em Washington que não mudaram seus limites de velocidade. Eles descobriram que a proporção de colisões com lesões diminuiu nas vias arteriais em Seattle, enquanto aumentou nos outros locais. Em relação às ruas residenciais, não houve mudanças significativas na probabilidade de um acidente causar lesões graves. Os pesquisadores têm duas teorias que podem explicar isso: o tamanho pequeno da amostra ou a presença de estacionamentos nas ruas que tornam os motoristas mais cautelosos.

De acordo com um estudo da Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias, as fatalidades no trânsito caíram 0,2% de janeiro a setembro de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, esses números foram registrados apesar do aumento de 1,6% na distância percorrida pelos motoristas durante os primeiros nove meses deste ano.

O estudo do IIHS demonstra que diminuir os limites de velocidade nas ruas da cidade pode ajudar a prevenir colisões e acidentes mais graves. No entanto, é importante entender que essas mudanças podem não ter o mesmo impacto em todas as ruas da cidade. Segundo o Motor1, as estatísticas mostram que os motoristas devem continuar a ser cuidadosos ao dirigir nas ruas residenciais e arteriais, independentemente dos limites de velocidade.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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