O Lítio do mundo é suficiente para substituir os 1,3 bilhão de veículos de combustão por EVs?
A preocupação com o suprimento limitado de lítio no planeta Terra está crescendo, especialmente com a demanda cada vez maior por veículos elétricos (EV). As minas de lítio são limitadas, e a abertura de novas pode levar anos, fator limitante na produção de EVs.
Além disso, o lítio está sendo usado para fins de luxo enquanto a demanda para a produção em massa desses carros cresce. Um modelo Tesla Model S com acabamento superior utiliza suficiente lítio para construir sete híbridos plug-in Toyota Prius Prime, cada um com alcance suficiente para remover mais um carro poluente das ruas.

Embora existam outras opções de química de bateria, como níquel-metal hidreto (NiMH), elas não possuem densidade energética suficiente para competir com as baterias Li-ion. As baterias Li-ion são a única opção realista para EVs e PHEVs atualmente. Aqueles que lutam pelo meio ambiente propõem reduzir a frequência com que os motores são ligados, além do banimento dos motores de combustão interna nos países desenvolvidos.
Se cada novo veículo tivesse 30 milhas de alcance elétrico, as emissões de gases causadores do efeito estufa cairiam para próximo de zero. O material refinado para as baterias Li-ion é carbonato de lítio. Para a construção da bateria de 100 kWh em um Tesla Model S Plaid ou Long Range, são necessários 63 kg de carbonato de lítio, ou 0,17 kg/kWh. Esse índice varia ligeiramente por fabricante e método de produção. Por outro lado, o Toyota Prius Prime 2023 tem uma bateria de 13,6 kWh e a Toyota espera que esta nova geração ofereça mais de 40 milhas de alcance totalmente elétrico.
Guia do Conteúdo
Solução para o suprimento limitado de lítio
A atual estratégia global para o uso do suprimento limitado de lítio é construir alguns EVs completos com longo alcance, os quais raramente são completamente utilizados. Como o preço médio dos EVs custa cerca de 40% a mais do que um veículo ICE comparável, esses carros supercaros e caminhões se tornaram itens luxuosos para os mais ricos. A simples recusa em compartilhar o lítio ameaça ainda mais o ambiente que todos nós dividimos.
Entretanto, há uma solução sem banimento: construir em massa PHEVs e reduzir a frequência com que os motores são ligados. Dessa forma, será possível substituir a maioria dos carros poluentes nas ruas com menor custo e maior eficiência energética, conforme reportagem do MOTOR BISCUIT.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
,

 
							 
							 
							 
							