Preço do Lítio pode frear o crescimento do setor de veículos elétricos
Especialistas do setor dizem que a produção de veículos elétricos pode “estagnar” com o aumento do preço do lítio (matéria prima utilizada na produção das baterias). Segundo dados, a produção pode ser prejudicada com o aumento.
Os preços caíram de cerca de US$1.200 (R$5.600) por kWh em 2010 para US$137 (R$643,9) por kWh em 2020 e US$132 (R$620,4) por kWh em 2021.
Espera-se que os custos caiam abaixo de US$100 até 2023, quando os EVs estarão no mesmo nível dos carros com motor de combustão e o jogo de petróleo e gás terminará. Mas o aumento dos preços globais do lítio faz com que algumas pessoas questionem se o sonho realmente se tornará realidade.
Os preços do carbonato de lítio caíram pela metade em relação a um pico de cerca de US$15.000 a tonelada em 2018, de acordo com o The Edison Group. Mas os preços vêm subindo ao longo de 2021, principalmente devido à demanda por veículos elétricos, chegando acima de US$25.000 a tonelada no final do ano passado e agora acima de US$25.000 a tonelada. USD 40.000 (R$188.000) por tonelada.
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Preço do Lítio impacta a produção?
A demanda por veículos elétricos só aumentará, com alguns dizendo que a produção não pode ser ampliada porque os preços do lítio a impedirão, enquanto os preços de outros minerais aumentarão. O cobalto subiu de US$30.000 a tonelada em 2020 para US$80.000 hoje, segundo a Trading Economics, enquanto o níquel subiu ainda mais, de US$376.000 a tonelada.

A triplicação do preço de um elemento-chave nas baterias de íons de lítio parece ser quase o fim dos cortes de preços e do crescimento das vendas que vimos nos últimos anos. No entanto, existem alguns outros fatores a serem considerados. Em primeiro lugar, embora esses elementos sejam caros, a entrada real de cada elemento e o preço total do veículo devem ser considerados.
O custo do níquel e do cobalto explodiu junto com o lítio, mas o preço do manganês não subiu tanto.
Apesar do aumento no custo dos veículos elétricos, como a Tesla, elevando os preços do Model 3 no Reino Unido, outros fabricantes não viram inflação significativa além da inflação por falta de chips de uso geral.
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