Lotus quer que seu 1º elétrico também seja o 1º carro autônomo nível 4
A montadora Lotus Electric está prestes a lançar uma série de novidades que prometem revolucionar o mercado automotivo. A marca apresentará seu primeiro SUV, que será também o primeiro veículo elétrico e autônomo da empresa. Atualmente em uso como um carro autônomo na China, a Eletre está próxima de alcançar o nível 3 de autonomia, segundo a Autocar. No entanto, a Lotus já planeja atingir o nível 4 em um futuro próximo. Para isso, afirma que os níveis de autonomia SAE devem ser redefinidos ou reinterpretados.
O CEO da divisão de robótica da Lotus, Li Bo, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas autônomos, afirma que uma forma melhor de medir os níveis de autonomia é através do “Mile[s] Per Intervention” (MPI). Este mede até onde um carro autônomo pode ir antes que seja necessário que o motorista assuma o controle novamente. O objetivo final para a Eletre é conseguir chegar aos 100.000km por intervenção, o que seria equivalente ao nível 4 de operação.

Guia do Conteúdo
Lotus Eletre foca em sistema de sensores internos para alcançar nível 4 de autonomia
Para alguns proprietários, 62 mil milhas correspondem a boa parte da vida útil do carro. A combinação avançada de sensores da Eletre pode torná-la capaz de viajar longas distâncias sem intervenções necessárias do motorista. Diferente de alguns concorrentes, a Eletre dará preferência aos dados dos sensores internos ao invés de depender de mapas em alta definição. Isso pode dar à Eletre um nível 4 antes dos concorrentes. Apesar dos avanços da Eletre, Li diz que os níveis de autonomia SAE são muito simplistas e MPI é uma medida mais precisa.
O lançamento da Eletre representa uma grande inovação tecnológica. Ainda assim, a redefinição dos níveis de autonomia pode ser vista como uma pequena desvantagem para quem gosta de dirigir. Porém, a Lotus Eletre tem o potencial de revolucionar a indústria automobilística com suas inovações tecnológicas e pode se tornar um modelo bem-sucedido no futuro.
Pontos importantes:
- Lotus Eletre é o primeiro SUV, veículo elétrico e autônomo da marca
- Próxima de alcançar o nível 3 de autonomia
- Lotus planeja atingir o nível 4 em um futuro próximo
- Níveis de autonomia SAE devem ser redefinidos ou reinterpretados
- “Mile[s] Per Intervention” (MPI) é uma medida mais precisa para medir os níveis de autonomia
- Objetivo final da Eletre é chegar aos 100.000km por intervenção
- Sistema AV baseado na distância percorrida antes da intervenção pode dar à Eletre um nível 4 antes dos concorrentes
- Eletre dará preferência aos dados dos sensores internos ao invés de depender de mapas em alta definição
- Lotus Eletre tem o potencial de revolucionar a indústria automobilística com suas inovações tecnológicas
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
