Lucid tem prejuízo de US $ 780 milhões no 1º trimestre, e reduz previsão de produção
A startup Lucid Group, especializada em veículos elétricos, divulgou seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2023, e os números preocupam a empresa. Apesar da receita de $149,4 milhões nesse período, a startup registrou um prejuízo líquido de $780 milhões, o que representa um aumento em relação ao ano anterior. Esses resultados indicam que a empresa está perdendo dinheiro devido à queda na demanda pelo seu sedã elétrico de luxo Lucid Air, cujo preço inicial é de cerca de $90.000.
Como resultado, a Lucid reduziu sua previsão de produção para 2023 para mais de 10.000 veículos, abaixo da estimativa anterior entre 10.000 e 14.000 veículos. Além disso, a montadora entregou apenas 1.406 veículos no primeiro trimestre, apesar de produzir 2.314 unidades durante o mesmo período – um sinal de demanda decrescente que vem ocorrendo desde que a Lucid produziu seu primeiro carro elétrico Air em setembro de 2021.
Segundo o site INSIDEEVs, a empresa encerrou o trimestre com aproximadamente $4,1 bilhões em liquidez total, o suficiente para financiá-la até pelo menos o segundo trimestre de 2024. A Lucid também espera produzir mais de 10.000 veículos em 2023 e está trabalhando em iniciativas internas que permitirão uma mudança para volumes mais altos quando as condições do mercado permitirem. O CEO e CTO da Lucid, Peter Rawlinson, revelou que esperam lançar o seu segundo veículo, o SUV Gravity, ainda este ano e começar a aceitar reservas para produção do SUV de três fileiras em 2024.
Rawlinson disse na teleconferência sobre os ganhos que a montadora está vendo sucesso ao aumentar a conscientização da marca enquanto busca mais compradores para o sedan Air. A quantidade de test-drives quase dobrou no primeiro trimestre em relação ao último trimestre do ano passado devido ao aumento do foco no marketing da Lucid.
Durante a teleconferência, a CFO da Lucid, Sherry House, afirmou que a empresa não está divulgando sua lista de pedidos em andamento – apesar de ter feito isso no passado. Os números decepcionantes do Q1 2023 fizeram com que as ações da montadora caíssem quase 9% nas negociações estendidas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
