Lucro da Lamborghini causa fim do Audi R8
O Audi R8 não terá uma nova geração a gasolina devido ao sucesso da Lamborghini, que é o principal motivo para isso.
De acordo com informações do site Drive, um executivo da marca explicou que os excelentes resultados de venda e o lucro recorde em 2022 possibilitaram que a Lamborghini desenvolvesse o sucessor do Huracán sozinha, sem precisar compartilhar a plataforma com a Audi. Veja mais aqui nesse artigo!
Guia do Conteúdo
Audi não desenvolverá sucessor para o Audi R8 devido à decisão da Lamborghini de seguir sozinha na plataforma
Tanto a primeira como a segunda geração do Audi R8 utilizavam a mesma plataforma dos modelos da Lamborghini, que consistiam nos modelos Gallardo e Huracán.

Como a Lamborghini optou por desenvolver o projeto sozinha, sem precisar da ajuda da Volkswagen, a Audi decidiu não seguir com o desenvolvimento de um possível sucessor para seu supercarro atual.
Lamborghini lança novo carro impulsionada pelo sucesso da marca
De acordo com o diretor da Lamborghini na região da Ásia-Pacífico, Francesco Scardaoni, o lançamento do novo carro foi viabilizado graças ao sucesso da marca.
Embora tenha destacado a importância de compartilhar tecnologias e plataformas com outras fabricantes do grupo, o executivo afirmou que a oportunidade de desenvolver o carro permitiu que ele tivesse mais da identidade da marca, sem se preocupar tanto com o modelo que seria produzido por outra empresa.
Lamborghini vende mais de 9 mil veículos em 2022, destaque para o SUV Urus e o aguardado sucessor do Huracán
No ano de 2022, a Lamborghini comercializou 9.233 veículos, sendo que 5.367 foram do modelo SUV Urus, enquanto 3.113 unidades foram do modelo Huracán. O modelo Aventador, último V12 movido apenas a combustão da marca, obteve 753 vendas.
O sucessor do Huracán ainda não tem um nome definido, e nem mesmo data de lançamento. Entretanto, a expectativa é que o novo supercarro italiano seja lançado em 2024. No lugar do tradicional V10 aspirado, a marca deve optar pelo V8 biturbo.
Audi R8: futuro incerto e possíveis rumores de versão híbrida ou elétrica
Já o Audi R8 tem o futuro incerto. Alguns rumores dizem que a próxima geração pode ser híbrida e ter uma versão 100% elétrica, mas até o momento são apenas especulações.
Além disso, a marca italiana também está investindo em tecnologias de direção autônoma e conectividade, para acompanhar as tendências do mercado automotivo mundial.
Lamborghini e Audi investem em tecnologias sustentáveis sem perder desempenho e emoção
Apesar das incertezas em relação ao futuro do Audi R8, a Audi segue firme em sua estratégia de eletrificação, com planos de lançar mais de 20 modelos elétricos até 2025. Entre eles, destaca-se o Audi e-tron GT, um sedã esportivo elétrico que deve chegar ao mercado ainda em 2023.
Com isso, tanto a Lamborghini quanto a Audi demonstram estar atentas às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores, investindo em tecnologias mais limpas e sustentáveis, sem abrir mão do desempenho e da emoção que sempre foram marcas registradas dessas duas icônicas marcas do Grupo Volkswagen.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
