Lucros da Toyota recuam 14% no 1º trimestre de 2023

A Toyota Motor registrou queda de 14% nos lucros devido ao aumento dos custos com materiais de abastecimento. Os resultados do último exercício fiscal, encerrado em março, foram divulgados pela empresa, que obteve lucros de 2,45 bilhões de ienes. Esse é o primeiro declínio em quatro anos. A redução se deve ao aumento dos custos de materiais de abastecimento, condições exigentes e escassez de componentes.

Lucros da Toyota recuam 14% no 1º trimestre de 2023

Apesar das dificuldades enfrentadas, a faturação da maior fabricante automotiva do mundo em volume de vendas atingiu 37,15 bilhões de ienes, um aumento de 18,4% em relação ao ano anterior e um recorde anual para o grupo. A Toyota comercializou 8,822 milhões de veículos no período analisado, um crescimento de 7,2% em relação ao período homólogo.

O diretor financeiro da empresa afirmou que esse resultado foi possível graças aos esforços dos fornecedores da Toyota em entregar o maior número possível de veículos aos clientes, apesar das reduções na produção ao longo do ano.

Vendas da marca Toyota e Lexus

Em relação às vendas de veículos das marcas Toyota e Lexus, a fabricante vendeu 9,61 milhões de unidades, um crescimento de 1%. Do total de veículos comercializados no período analisado, 29,6% foram modelos elétricos – representando um aumento de 5,4% em relação ao período homólogo do ano anterior.

De acordo com o presidente e diretor executivo da empresa, Koji Sato: “apesar das dificuldades que enfrentamos no último ano fiscal – nomeadamente a escassez global de chips e o aumento dos custos energéticos -, conseguimos manter nossos lucros. No entanto, ainda há muito que melhorar”.

Embora a queda nos lucros da Toyota deva gerar preocupações sobre a saúde financeira da empresa, a faturação recorde indica que a fabricante está se esforçando para atender às demandas dos clientes, mesmo diante das dificuldades presentes no mercado automotivo. Além disso, o aumento nas vendas de veículos elétricos demonstra o compromisso da empresa em realizar a transição para uma mobilidade mais sustentável.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Com informações do SITE Auto Gear: os lucros da Toyota recuam 14%, prejudicados pelos custos com materiais de abastecimento.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário