Mais álcool na gasolina: entenda vantagens e desvantagens caso o governo autorize a nova mistura
A mudança trará benefícios significativos à questão ambiental. O aumento de três pontos percentuais no uso do etanol na gasolina deve aumentar o consumo do biocombustível em cerca de 1,3 bilhões de litros e evitar a emissão de mais de 2,8 milhões de toneladas anuais de CO2.
No entanto, ainda há incertezas sobre os impactos da nova mistura em veículos que não são flex. O professor Renato Romio destaca que é preciso avaliar o efeito negativo da nova mistura nesses veículos.
Além disso, é esperado que o consumo dos veículos aumente na proporção da nova mistura, mas a política de preços pode influenciar nesse aspecto. O etanol anidro, utilizado na mistura, é mais barato que a gasolina, mas mais caro que o etanol hidratado encontrado nas bombas.

O preço da gasolina depende de vários fatores, como o custo de produção. Durante a crise hídrica de 2021, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) sugeriu que o governo reduzisse temporariamente a porcentagem de etanol para 18%, um pedido que não foi atendido. Isso mostra que, enquanto o preço da gasolina é ajustado de acordo com os parâmetros internacionais, o valor do etanol depende da disponibilidade da matéria-prima.
Em resumo, o aumento do teor de etanol na gasolina traz benefícios ambientais consideráveis, mas é preciso avaliar os impactos em veículos não flex. Além disso, é esperado que haja um aumento no consumo dos veículos, mas esse aspecto pode variar dependendo da política de preços. O presidente do Conselho da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, destaca que a utilização do etanol como mais de 40% da matriz de combustíveis dos carros leves em São Paulo é um fator importante para o meio ambiente e a sociedade.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!