Essa é a marca mais conhecida e menos conhecida do mundo!

A logomarca da marca mais conhecida é tão comum que acaba se misturando com o fundo. Provavelmente você vê esses emblemas com tanta frequência que nem percebe mais, mesmo quando está olhando diretamente para o carro em questão.

Como a imagem é tão importante no mundo dos carros, esses ícones tendem a mudar menos do que em outras indústrias. Embora algumas marcas tenham começado a mudar as coisas, as marcas de carros com as logomarcas mais reconhecidas mantêm seus looks familiares há anos.

As logomarcas icônicas das marcas de carros mais reconhecidas

Essa é a marca mais conhecida e menos conhecida do mundo!
Marcas mais lembradas e menos – Fonte/Reprodução: original.

Em resposta ao redesign sutil do logo da Porsche, o site de pesquisa automotiva do Reino Unido, Vanarama, questionou 1.000 pessoas para ver quais marcas de carro tinham logos mais reconhecíveis:

Incrivelmente, as marcas alemãs BMW e Mercedes-Benz obtiveram as pontuações mais altas, com Toyota e Hyundai completando as quatro primeiras posições.

Embora à primeira vista não pareça surpreendente que os emblemas alemães estejam no topo, a metodologia do teste torna isso ainda mais impressionante. A equipe de pesquisa alterou sutilmente cada logo e, em seguida, pediu aos participantes para identificar a iteração correta.

Teste revela dificuldade em reconhecer logos de carros com mudanças sutis de design.

No caso da BMW, isso significou mudar as cores e ajustar sutilmente a fonte original. Sinceramente, à primeira vista, tive dificuldade em perceber como os logotipos eram diferentes. Mas no final, 50% dos entrevistados escolheram a versão correta.

No caso da Mercedes-Benz, o emblema permaneceu constante, mas a fonte da Mercedes-Benz mudou a cada iteração. Aqui, apenas 40% reconheceram a marca de carros correta, mas isso ainda foi suficiente para ficar em segundo lugar.

Assim como a Mercedes, o logotipo da Toyota permaneceu enquanto o texto foi alterado. O resultado foi de 39% dos participantes escolhendo o emblema correto.

Hyundai apresenta maior variação em teste de reconhecimento de logotipos, aponta pesquisa

A Hyundai foi a marca que apresentou a maior variação em um teste de reconhecimento de logotipos. As três versões apresentadas tiveram diferenças sutis, com apenas 35% dos entrevistados acertando a opção correta.

Por outro lado, Nissan, Ford, Honda e Tesla tiveram resultados mais próximos, com porcentagens entre 24% e 34%.

No entanto, as mudanças nos logotipos dessas marcas foram mais discretas, o que significa que as porcentagens representam uma probabilidade semelhante de acertar aleatoriamente do que de fazer uma escolha informada.

Embora o logotipo e a marca da empresa sejam importantes para a sua identidade de marca, no mundo dos carros, o veículo conta mais da história. As grelhas renais da BMW são tão importantes quanto o emblema da marca.

As curvas elegantes da Tesla são, sem dúvida, mais reconhecíveis do que o “T” estilizado neste ponto da história. Por outro lado, marcas como Ford e Mercedes-Benz possuem emblemas icônicos que são facilmente reconhecíveis mesmo fora de contexto.

Kia e a mudança questionável em sua identidade visual: o novo logo KN Car

Um dos exemplos mais marcantes de uma marca de carros que mudou sua identidade visual de forma questionável é a Kia. Buscando uma atualização para o antigo e sem graça logotipo, a montadora coreana optou por um novo design mais moderno com o nome Kia.

Infelizmente, o novo emblema parece mais com as letras “KN” em caixa alta ou, se você é um jovem fã de metal como eu, uma versão deturpada do logotipo do Nine Inch Nails.

O problema é tão grande que as buscas no Google por “KN Car” aumentaram quase 150% quando o novo logotipo foi lançado. No entanto, como as mudanças no logotipo foram feitas de forma sutil, é difícil dizer que isso prova alguma coisa sobre a posição de uma marca de carros.

Pequenas alterações no logotipo da Ford não afetaram a iconografia da marca, pois a fonte em estilo de script foi sutilmente modificada ao longo de um século de negócios. De qualquer forma, o público continuará facilmente associando a aparência com esses carros, com ou sem alterações no emblema.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Fiat surpreende com descontos de até R$ 25 mil no Fastback híbrido

A Fiat decidiu apostar forte em uma nova campanha promocional que promete agitar o mercado…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Amarok 2026 surpreende com desconto de R$ 47 mil para CNPJ

A Volkswagen decidiu retomar em novembro de 2025 as vendas diretas da Amarok voltadas a…

Gabriel Schmoller
Notícias Spark EUV vira aposta da Chevrolet e Uber com preço abaixo de R$ 150 mil

A Chevrolet e a Uber anunciaram uma aliança estratégica que promete mudar o cenário da…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário