Maserati vai para de fabricar motor V8 depois de 2023, olhando para um futuro EV

A marca de carros de luxo italiana Maserati anunciou que as versões Trofeo dos modelos Levante, Ghibli e Quattroporte serão descontinuadas até o final de 2023, juntamente com o trem de força construído pela Ferrari. Essa decisão marcará o fim do V8 turboalimentado da Maserati. Embora ainda estejam disponíveis para compra até 2024, os modelos serão substituídos pelo Nettuno V6 e pelos veículos elétricos Folgore na futura linha de produtos.

Para os entusiastas da marca e os apaixonados por carros, a notícia é agridoce, considerando a produção de mais de 100.000 unidades desde 1959.

O V8 twin-turbo atual será o último da sua linhagem, já que a Ferrari interrompeu o fornecimento para a Maserati. O motor produz atualmente 572 hp (427 kW / 580 PS) e 538 lb-ft (730 Nm) de torque debaixo do capô dos modelos Levante, Ghibli e Quattroporte Trofeo, lançados em 2020.

Maserati vai para de fabricar motor V8 depois de 2023, olhando para um futuro EV
Maserati vai para de fabricar motor V8 depois de 2023, olhando para um futuro EV

Para se despedir do V8, a Maserati lançará as edições especiais Ghibli 334 Ultima e Levante V8 Ultima no Festival de Velocidade Goodwood em julho de 2023. Os modelos terão toques especiais para comemorar a iminente despedida do trem de força.

A notícia sobre o fim do V8 foi compartilhada durante o quinto Motor Valley Festival realizado em Modena entre 11 e 14 de maio. Durante o evento, a Maserati exibirá as edições especiais Zèda do Levante, Ghibli e Quattroporte na Piazza XX Settembre, criadas para “celebrar o V8”. Os modelos espelham a pintura gradiente azul / cinza / branca do único Maserati GranTurismo Zèda de 2019.

A linha totalmente elétrica Folgore da Maserati, incluindo o único GranTurismo Folgore Luce, o Grecale Folgore e o GEN3 de um único assento da marca Trident na Fórmula E, também serão exibidos na Piazza Grande durante o evento.

De acordo com relatórios recentes, a Maserati passará por uma transformação significativa em seus próximos modelos. A próxima geração do Quattroporte e Levante, prevista para 2024 e 2025, respectivamente, será totalmente elétrica, deixando os motores de combustão interna (ICE) para trás. No entanto, a marca continuará a atender aos desejos dos entusiastas de desempenho. O GranTurismo, o SUV Grecale e o supercarro MC20 ainda terão uma variedade de versões alimentadas pelo impressionante motor Nettuno V6, complementado pela adição de versões Folgore com zero emissão.

A Maserati se comprometeu a introduzir versões totalmente elétricas em toda a sua linha até 2025, antes de encerrar a produção de veículos com motores de combustão interna (ICE) para se tornar uma marca exclusivamente EV até 2030.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário