Mazda Furai: o esportivo com o motor quase indestrutível!
Com um corpo lindamente esculpido e um potente motor de três rotores, o Mazda Furai parecia destinado a suceder o vencedor de LeMans, o 787B, nas pistas, mas um infeliz incidente selou seu destino apenas alguns meses após sua estreia oficial.

Com um corpo lindamente esculpido e um potente motor de três rotores, o Furai parecia destinado a suceder o vencedor de LeMans, o 787B, nas pistas, mas um infeliz incidente selou seu destino apenas alguns meses após sua estreia oficial.
Guia do Conteúdo
Mazda Furai: a corrida contra o destino trágico!
A série de conceitos Nagare da Mazda teve início em 2006 com um conceito batizado com o nome da linguagem de design. Em 2007, a série continuou com os modelos Ryuga e Hakaze.

Finalmente, em 2008, durante o North American International Auto Show em Detroit, a Mazda revelou o último e possivelmente mais bonito conceito Nagare, o Furai.
O conceito foi projetado pelo departamento de estilo da Mazda em colaboração com a empresa de engenharia espacial americana Swift Engineering. Sua deslumbrante carroceria apresentava traços Nagare combinados com formas concebidas para torná-lo o mais aerodinamicamente eficiente possível.
Ao contrário dos modelos Nagare anteriores, o Furai era um carro de corrida completamente funcional construído em torno do chassi Courage C65 LMP2 usado pela Mazda na American Le Mans Series durante as temporadas de 2006 e 2007.
Furai: a fusão entre um supercarro de estrada e um protótipo de LeMans!
O monocoque do Furai, fabricado a partir de uma mistura de liga de alumínio e fibra de carbono, possuía um sistema de suspensão independente com braços duplos, pushrods e amortecedores dinâmicos montados horizontalmente.
Embora tenha sido construído com base em um chassi de competição testado e comprovado, a carroceria do conceito foi esculpida para preencher a lacuna entre um supercarro legal de estrada e um protótipo de LeMans.
Por isso, o Furai parecia mais um carro de rua do que uma máquina de corrida de resistência com cockpit fechado, o que tornava possível o desenvolvimento de uma versão legal para as ruas. No entanto, este era um carro de corrida puro-sangue, então o interior foi projetado de acordo com isso.
Mazda Furai: um conceito de carro de corrida leve e ergonômico com motor rotativo de três rotores!
Os estilistas da Mazda focaram na economia de peso e ergonomia ao projetar o cockpit do Furai, que apresenta dois assentos finos de fibra de carbono com arneses e um volante de corrida projetado pela Sparco especificamente para o carro.
Para homenagear o lendário 787B que ajudou a Mazda a vencer a prestigiosa corrida de resistência das 24 Horas de Le Mans em 1991, o Furai também apresentava um motor rotativo de posição intermediária.
No entanto, diferentemente do motor R26B de quatro rotores do 787, a unidade do conceito apresentava apenas três rotores. Com 2,0 litros de deslocamento, o motor R20B Renesis foi desenvolvido pelos renomados afina dores de rotores Racing Beat, que basearam seu projeto no 20B-REW do Eunos Cosmo – o único motor de três rotores já instalado em um carro de produção.
Naturalmente aspirado e conectado a uma caixa de câmbio sequencial X-trac de seis velocidades, o motor de corrida foi ajustado para funcionar com biocombustível de etanol puro (E100) desenvolvido pela BP.
O incrível Mazda Furai: um carro futurista e veloz!
De acordo com a Mazda, o motor podia desenvolver 450 cavalos de potência, o que não era uma figura surpreendente, mas como o carro inteiro pesava apenas 675 kg, era mais do que suficiente para ajudá-lo a chegar a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
Além do motor único, a Racing Beat também construiu um silenciador personalizado em forma de rotação para o carro, um dos seus recursos visuais mais impressionantes.
Montado em rodas BBS com travamento central envoltas em slicks desenvolvidos especificamente para o projeto pela Khumo, o Furai atingiu a pista logo após sua revelação. Foi extensivamente testado em várias pistas, incluindo Laguna Seca e Buttonwillow.
Graças ao seu corpo futurista e aerodinâmico reforçado com um splitter dianteiro, um spoiler traseiro proeminente e um difusor, o conceito produzia enormes quantidades de downforce. Apesar disso, manteve um baixo coeficiente de arrasto, tornando-o surpreendentemente rápido em curvas apertadas.
O trágico fim do projeto Furai: Mazda pretendia adaptá-lo para corridas de resistência e produção nas ruas!
De acordo com uma entrevista da revista Top Gear com o designer-chefe Laurens van den Acker, a Mazda considerou adaptar o conceito do Furai para corridas de resistência oficiais, presumivelmente visando uma entrada nas 24 Horas de Le Mans como uma entrada experimental.
Além disso, o designer esperava que uma versão legal para as ruas fosse produzida. Infelizmente, o projeto Furai nunca passou dos estágios de teste.
Em agosto de 2008, o belo conceito foi levado para a Inglaterra, onde estava programado para realizar testes adicionais e participar de uma sessão de fotos organizada pela Top Gear no antigo aeródromo da Royal Air Force em Bentwaters.
Com o experiente piloto de corrida britânico Mark Ticehurst ao volante, o rotor triplo do Furai pegou fogo repentinamente. Ticehurst conseguiu sair a tempo, mas o carro continuou a queimar.
A trágica morte do conceito de corrida da Mazda: O fim do Furai!
O incidente ocorreu em uma parte isolada da pista improvisada, o que fez com que os bombeiros não chegassem a tempo de salvar o conceito, que foi basicamente queimado até ficar irreconhecível. A Mazda manteve o incidente em segredo enquanto realizava uma investigação minuciosa.
A empresa finalmente permitiu que o Top Gear escrevesse uma matéria sobre a morte infeliz do carro de corrida em 2013, mas nunca divulgou detalhes sobre a causa ao público. Embora eu não seja um especialista, é seguro assumir que o sistema de combustível inovador do motor e a alta inflamabilidade do próprio combustível estavam no coração do incidente.
Mas, independente da causa, o Furai foi um dos conceitos mais impressionantes da Mazda e, infelizmente, nunca teve a chance de mostrar seu potencial em uma corrida oficial.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
