Os 4 melhores Pneus 110/90-17 (Veja agora)

Para quem estiver de olho nos melhores pneus 110/90-17, iremos conferir 4 modelos de pneus interessantes para que você analisar e estudar. Essa é uma categoria indicada para motos trail de baixa cilindrada, como exemplo uma: Bros 125, XRE 190, XTZ 150 Crosser, dentre outros modelos compatíveis.

A compra de um pneu dessa categoria, deve atender as necessidades de quem trafega tanto no asfalto, quanto em estrada de chão. É importante fazer uma boa escolha, para garantir maior segurança e durabilidade. Mas lembrando sempre de respeitar as recomendações de fábrica, para evitar dores de cabeça.

É interessante que você saiba um pouco sobre as dimensões dos pneus, além das suas capacidades e utilidades.

Leitura de um pneu

Cada pneu terá dimensões e características diferentes, onde um será maior ou menor, conseguirá suportar mais peso ou uma velocidade maior, dentre outras coisas, vamos pegar como exemplo o pneu 110/90-17 60P:

De início temos o 110, esse número representa a largura do pneu de ombro a ombro em milímetros. A largura é chamada de banda de rodagem, que nesse caso é 110 mm ou 11 cm.

Temos a lateral do pneu, que fica em volta do aro da moto, ele é representado pelo 90, que é informado em porcentagem, nesse caso o perfil do pneu tem 90% de 110 mm, que é o mesmo que 110 x 0,90= 99 mm.

O 17, pode ser algumas coisas, onde o pneu pode ser radial, representado pelo R ou diagonal, onde não tem nenhuma letra que informa, isso é construção do pneu, a construção do pneu diz um pouco sobre suas capacidades, com um pneu diagonal é para veículos moderados e radiais para veículos de alto desempenho.

E por fim temos os índices 60P, o 60 representa o índice de carga, o quanto que o pneu suporta em quilos, nesse caso até 250kg e um P representa o índice de velocidade, que é medido por letras, onde cada uma tem uma velocidade máxima suportada, nesse caso até 150 km/h.

Etiqueta do Inmetro

A Etiqueta do Inmetro é uma boa forma de avaliação para saber se o pneu é bom ou não, grande maioria dos pneus de motos não possuem a etiqueta. Ela é similar ao dos eletrodomésticos, onde é avaliado de “A” a “G”  algumas coisas, sendo elas a economia de combustível que esse combustível gera, sua aderência na água e também o nível de ruído que ele gera, medido em decibéis (dB).

A economia de combustível, por mais que seja boa, pode ser deixado de lado. Mas a aderência na pista é algo sempre importante, e o dB quando maior que 75 dB, pode acabar sendo um pouco chato e gerar muito ruído. Porém, nem tudo tem essa etiqueta, como pneus diagonais, bicicleta, militares, dentre outros, não precisam dessa métrica.

Pneus disponíveis

No mercado você irá encontrar diversos tipos de pneus, além de medidas diferentes, você irá ver modelos para nadar na cidade, outros mais esportivos, outros para off-road, cada um irá desempenhar de certa forma em cada aplicação, mas no caso de hoje estamos falando de pneus mistos, que servem no off-road e também na cidade.

Nesse caso queremos pneus com sulcos mais profundos, com mais garras, é isso que dá ao pneu uma melhor aderência no off-road, diferente de um pneu mais liso que é melhor para a cidade.

Melhores pneus 110/90-17

Para você comprar o melhor pneu para a sua moto, é interessante estudar um pouco mais para quem não tiver muita experiência ou conhecimento sobre. Mas o primordial é entender qual moto você tem e a sua necessidade, quanto melhor for a moto, melhor deve ser o pneu.

Pneu 110/90-17 Michelin Anakee Street 60P Traseiro

Pneu 110/90-17 Michelin Anakee Street 60P Traseiro.
Pneu 110/90-17 Michelin Anakee Street 60P Traseiro. Foto: Reprodução

Este pneu possui uma escultura otimizada que oferece maior aderência e tração em qualquer terreno, garantindo a segurança e confiança para o uso on e off Road.  O novo desenho proporciona excelente robustez e durabilidade, em qualquer condição, não importa o terreno.

Conheça a Michelin!

O modelo conta com uma construção diagonal sem câmara, pesa um total de 4,56 kg, onde suporta uma velocidade máxima de 150 km/h e um peso máximo de 250 kg. Seu valor está na faixa de R$ 400,00, variando de acordo com as lojas.

Pneu 110/90-17 Pirelli MT60 60P Traseiro

Pneu 110/90-17 Pirelli MT60 60P Traseiro.
Pneu 110/90-17 Pirelli MT60 60P Traseiro. Foto: Reprodução

Para uso em motos Enduro em estradas pavimentadas, com excelente desempenho também em percursos off-road. Carcaça reforçada capaz de garantir conforto e estabilidade mesmo com carga total. Disposição dos blocos para garantir um agarre máximo. Excelente tração em todas as superfícies e nas mais diversas condições climáticas.

Esse modelo tem uma construção diagonal e com câmara, pesando 5,09 kg, onde suporta uma velocidade máxima de 150 km/h e um peso máximo de 250 kg. Seu custo fica na faixa dos R$ 500,00, podendo variar conforme o local observado.

Pneu 110/90-17 Ira Bunker Adapt 60P Traseiro

Pneu 110/90-17 Maggion Viper 60T Traseiro.
Pneu 110/90-17 Maggion Viper 60T Traseiro. Foto: Reprodução

O Bunker Adapt, da Ira Tires, é o pneu All-Terrain ideal para motociclistas no dia a dia das cidades, mas que não deixa a aventura de lado nos finais de semana. O desenho da banda de rodagem possui blocos com formato em “v” que aumenta a pegada no off-road, mesmo com a moto inclinada. Mais largos, os blocos também garantem ótima aderência no asfalto. Além disso, os sulcos mais profundos foram projetados especialmente para eliminar a lama e garantir a tração em condições mais difíceis. E os blocos maiores.

Ele possui uma construção diagonal com câmara, onde pesa cerca de 4,61 kg. O modelo suporta uma velocidade máxima de 150 km/h e um peso máximo de até 250 kg. Ele traz um bom custo-benefício, siando na faixa dos R$ 250,00 segundo o lugar que você olhar.

Pneu 110/90-17 Maggion Viper 60T Traseiro

Um dos melhores pneus 110/90-17, o Ira Bunker Adapt 60P Traseiro.
Pneu 110/90-17 Ira Bunker Adapt 60P Traseiro. Foto: Reprodução

Pneu que traz um excelente custo-benefício, muito bem avaliado. Ele tem uma construção diagonal com câmara, pesando 4,31 kg. Ele suporta também uma velocidade máxima de 190 km/h e um peso máximo de até 250 kg. Seu valor fica também na faixa dos R$ 250,00.

Como aumentar a durabilidade do pneu?

Tem algumas dicas que você pode seguir, que irão te ajudar. Uma delas é sempre manter o pneu na calibragem correta, além de garantir melhor desempenho e segurança, não deixará que o pneu se desgaste de forma incorreta. E sempre manter a moto com o balanceamento e alinhamento em dia, garantindo maior segurança e vida útil a moto e pneus.

Quando devo trocar de pneu?

Tirando danos e essas coisas, tem dois princípios que são os mais comuns de fazer você precisar trocar os pneus da moto. Um deles é o desgaste, quando você notar que o pneu estiver com sulcos menores que 1,6 mm, troque imediatamente. E temos outros desgastes que pode acontecer pelo calor ou má conservação, que se o pneu ficar seco, é recomendado substituir.

Veja também se essas marcas de pneus são boas:

Pneu XBRI é seguro? Confira no artigo!
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Tabelas de marcas de pneus

E você já usou algum desses pneus ou tem mais alguma recomendação interessante? Comente para nós nos comentários. Não de avaliar o artigo com as estrelas, é algo que nos ajuda demais.

Se você é um grande apreciador do mundo automobilístico, acompanhando sempre as novidades e lançamentos, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos artigos, notícias, Tabela Fipe, dentre outras coisas.

Perguntas Frequentes

Para que serve a etiqueta do Inmetro?

A Etiqueta do Inmetro é uma boa forma de avaliação para saber se o pneu é bom ou não, grande maioria dos pneus de motos não possuem a etiqueta. Ela é similar ao dos eletrodomésticos, onde é avaliado de “A” a “G” algumas coisas, sendo elas a economia de combustível que esse combustível gera, sua aderência na água e também o nível de ruído que ele gera, medido em decibéis (dB).

O que é um pneu misto?

Um pneu misto consegue desempenhar bem tanto no off-road quanto no asfalto, é o modelo ideal para quem precisa ou gosta de encarar os dois terrenos, muito comum em motos trail e também em SUVs e jipes.

Quando trocar de pneu?

Tirando danos e essas coisas, tem dois princípios que são os mais comuns de fazer você precisar trocar os pneus da moto. Um deles é o desgaste, quando você notar que o pneu estiver com sulcos menores que 1,6 mm, troque imediatamente. E temos outros desgastes que pode acontecer pelo calor ou má conservação, que se o pneu ficar seco, é recomendado substituir.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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