Os 4 melhores Pneus 120/90-17 (Opinião)

Para o artigo de hoje, iremos trazer alguns dos melhores pneus 120/90-17 para você estudar e analisar se compensa para você, iremos trazer dois pneus dianteiro e dois traseiros. Essa categoria de pneus é indicada para motos trail de média para alta cilindrada e também custom, como uma NX 4 Falcon 400, Himalayan, XTZ 660 Ténéré, dentre outros modelos.

É importante você fazer uma boa análise da moto que você tem e da sua necessidade em relação ao pneu, porém sempre respeitando as recomendações de fábrica, para evitar gastos desnecessários e também futuras dores de cabeça.

Algo que irá te ajudar muito na hora da compra de um novo pneu, é entender o básico sobre as medidas, índices, etc. São coisas simples, mas irão te ajudar muito.

Dados de um pneu

Uma Royal Enfield Himalayan 411 2023 na floresta.
Moto Trail Himalayan 411 Foto: Reprodução

Cada pneu terá dimensões e características diferentes, onde um será maior ou menor, conseguirá suportar mais peso ou uma velocidade maior, dentre outras coisas, vamos pegar como exemplo o pneu 120/90 17 64S:

De começo, temos a sua largura que é o 120, medido de ombro a obro. Essa parte é medida em milímetros, então nesse caso seria 120 mm ou 12 cm de largura.

Temos a lateral do pneu, que fica em volta do aro da moto, ele é representado pelo 90, que é informado em porcentagem, nesse caso o perfil do pneu tem 90% de 120 mm, que é o mesmo que 120 x 0,90= 108 mm.

O 17 é o aro do pneu, ele pode ser tanto radial, que é representado pela letra R e também pode ser diagonal, onde não possui nenhuma letra, a grande diferença é a sua construção, onde os diagonais são pneus convencionais e os radiais são indicados para motos de alto desempenho.

Ainda temos os índices do pneu, o qual é o 64S, os números irão representar os índices de carga, sendo o tanto de peso que um pneu aguenta, nesse caso 64 = 280 kg. Já as letras representam o índice de velocidade, que é a velocidade máxima suportada pelo pneu, que nesse caso S = 180 km/h. Você pode conferir a tabela completa dos índices de pneu aqui.

Etiqueta do Inmetro

O Inmetro é uma instituição governamental que avaliar a qualidade de diversos produtos do mercado, e um deles é o pneu, onde sua avaliação é similar ao dos eletrodomésticos, onde eles recebem uma nota de “A” a “G”, indo para a economia de combustível gerada, a aderência do pneu na pista molhada e o seu ruído medido em decibéis dB.

A economia de combustível, por mais que seja boa, pode ser deixado de lado. Mas a aderência na pista é algo sempre importante, e o dB quando maior que 75 dB, pode acabar sendo um pouco chato e gerar muito ruído. Porém, nem tudo tem essa etiqueta, como pneus diagonais, bicicleta, militares, dentre outros, não precisam dessa métrica.

Tipos de pneus

Temos diversos tipos de pneus, além das suas diferentes dimensões, cada um tem sua utilidade, um são mais recomendados para o asfalto, outros para a estrada de chão, no caso desses pneus, para motos trail eles têm capacidade mista, onde andam bem no asfalto e também no off-road.

Melhores pneus 120/90-17

A compra do melhor pneu para você, tem que se encaixar com a sua moto e suas necessidades, por exemplo, quanto mais exigente você for com a sua moto, melhor terá que ser os pneus, com alta resistência e bons atributos. Porém, você sempre deve respeitar as recomendações de fábrica, para não comprar um pneu muito fora do padrão, e acabar gastando dinheiro atoa, além de perder desempenho com a moto.

Pneu 120/90-17 Pirelli MT Route 64S Dianteiro

Pneu120/90-17 Pirelli MT Route 64S Dianteiro.
Pneu120/90-17 Pirelli MT Route 64S Dianteiro. Foto: Reprodução

Pneu de qualidade premium, irá trazer um excelente desempenho na estrada, ele traz conforto e segurança máximos. Rendimento e performance em chão molhado. Estabilidade com design atraente dos sulcos.

Sua construção é diagonal e possui câmara de ar, pesando 5,4 kg. O modelo suporta uma velocidade máxima de 180 km/h e um peso máximo de 280 kg, custando na faixa de R$ 950,00 conforme o lugar que você olhar.

Pneu 120/90-17 Metzeler ME 888 Marathon Ultra 64S Dianteiro

Pneu 120/90-17 Metzeler ME 888 Marathon Ultra 64S Dianteiro.
Pneu 120/90-17 Metzeler ME 888 Marathon Ultra 64S Dianteiro. Foto: Reprodução

Excelente opção para equipar em motos custom, já que foi desenvolvido especialmente para elas, seja em medida original ou para customização, é uma opção de alto desempenho e qualidade, que amplia o conforto da motocicleta, pois é macio, sem perder a segurança e mantendo a durabilidade elevada, para longas quilometragens e mantendo as características de pilotagem durante toda a sua vida útil.

O pneu pesa um total de 4,93 kg, com uma construção diagonal e montagem com ou sem câmara, ele suporta uma velocidade máxima de 180 km/h e um peso máximo de 280 kg. O pneu está em uma faixa de preço parecido, chegando na casa dos R$ 900,00.

Pneu 120/90-17 Maggion Viper 64S Traseiro

Pneu120/90-17 Maggion Viper 64S Traseiro.
Pneu120/90-17 Maggion Viper 64S Traseiro. Foto: Reprodução

Indicado para motos trail, o pneu visa trazer um ótimo custo-benefício, modelo construído para andar tanto na off-road e on-road, possui sulcos mais profundos e robustos. O pneu pesa cerca de 4,76 kg, com uma construção diagonal e com câmara de ar. Seu custo fica na faixa dos R$ 250,00.

Pneu 120/90-17 Pirelli MT60 64S Traseiro

Um dos melhores pneus 120/90-17, Pirelli MT60 64S Traseiro.
Pneu 120/90-17 Pirelli MT60 64S Traseiro. Foto: Reprodução

Para uso em motos Enduro em estradas pavimentadas, com excelente desempenho também em percursos off-road. Carcaça reforçada capaz de garantir conforto e estabilidade mesmo com carga total. Disposição dos blocos para garantir um agarre máximo. Excelente tração em todas as superfícies e nas mais diversas condições climáticas.

Esse pneu pesa cerca de 5,55 kg, com construção diagonal e com câmara de ar, ele suporta uma velocidade máxima de 180 km/h e um peso máximo de 280 kg. Por trazer uma qualidade premium, seu preço acaba sendo mais elevado, indo para a casa dos R$ 700,00.

Como saber a hora de trocar o pneu

Excluindo fatores como danos, cortes, etc. Tem duas coisas que são mais comuns, umas delas é o desgaste, além dos sulcos quando estiverem com uma espessura menor que 1,6 milímetros, o pneu tem em média 5 anos de vida útil, a 6 a 12 mil km rodados para motos, além do ressecamento pelo tempo ou má conservação, que também é indicado trocar logo de pneu, para não colocar sua vida em risco.

Cuidados com o pneu

Não adianta comprar o melhor pneu do mercado, e não tomar alguns cuidados básicos com ele, os mais importantes são mantê-los sempre calibrados, para garantir um desgaste correto do pneu e desempenho máximo, além de manter eles sempre balanceados e alinhados, para não danificar o pneu nem a moto.

Aproveite e confira essas marcas de pneus:

Pneu Goodyear é confiável?
Pneu Bridgestone, conheça a marca!
Pneu Michelin é um dos melhores?
Pneu Pirelli é bom?
Pneu Firestone, veja o que falam?
Pneu FarRoad Compensa?
Pneu Kumho é vale a pena?
Pneu XBRI é seguro? Confira no artigo!
Pneu Maxxis é bom e confiável?
Pneu Aptany vale o risco?
Pneu Hankook vale a pena?
O que é um pneu remoldado?
Pneu Itaro compensa?
Tabela de marcas de pneus

E você tem mais alguma recomendação de pneu? Ou já usou algum desses modelos? Deixe para nós no campo dos comentários. E não deixe de avaliar o artigo com as estrelas, é algo que não custa nada, mas nos ajuda demais.

Você que gosta de acompanhar todas as novidades e lançamento do mercado automobilístico, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos artigos, notícias, Fipe e muito mais.

Perguntas Frequentes

Como comprar o melhor pneu para a minha moto?

A compra do melhor pneu para você, tem que se encaixar com a sua moto e suas necessidades, por exemplo, quanto mais exigente você for com a sua moto, melhor terá que ser os pneus, com alta resistência e bons atributos. Porém, você sempre deve respeitar as recomendações de fábrica, para não comprar um pneu muito fora do padrão, e acabar gastando dinheiro atoa, além de perder desempenho com a moto.

Pode passar “pretinho” no pneu da moto?

O “pretinho” é um produto que deixa o pneu mais preto e brilhante, deixando muito bonito, porém ele possui substancias que podem ser corrosivas para o pneu, o que acaba diminuindo sua vida útil, mas caso for passar, jamais passe na banda de rodagem do pneu.

Quando devo trocar o pneu da moto?

Excluindo fatores como danos, cortes, etc. Tem duas coisas que são mais comuns, umas delas é o desgaste, além dos sulcos quando estiverem com uma espessura menor que 1,6 milímetros, o pneu tem em média 5 anos de vida útil, a 6 a 12 mil km rodados para motos, além do ressecamento pelo tempo ou má conservação, que também é indicado trocar logo de pneu, para não colocar sua vida em risco.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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