Os 3 melhores Pneus 140/80 R17 para você estudar!
O pneu é um equipamento fundamental da moto, e escolher os melhores pneus 140/80 R17 para ela, será de grande utilidade para você. É sempre importante visar pneus de boa qualidade e que seja compatível com a sua moto. Essa medida irá servir em diversos modelos trail e bigtrail dentre outros, basta conferir se a sua moto é compatível.
É de grande utilidade que você confira quais são as recomendações de fábrica para o modelo, é sempre bom respeitá-la, pois se não você pode acabar tendo gastos desnecessários, além de comprometer a durabilidade do pneu.
Guia do Conteúdo
Os melhores pneus 140/80 R17
O melhor pneu sempre varia muito de piloto e moto, cada um sabe o modelo que tem, sabe o quanto e onde anda, então esses fatores fundamentais para se olhar no pneu. Quanto mais potente for sua moto e mais exigente você for, não queira economizar em um pneu.
Pneu Metzeler ME 888 Marathon Ultra 140/50B17 69V Traseiro
Uma única exceção da lista, onde esse pneu possui uma construção diagonal. Excelente opção para equipar as motos custom, já que foi desenvolvido especialmente para elas, seja em medida original ou para customização, é uma opção de alto desempenho e qualidade, que amplia o conforto da motocicleta, pois é macio, sem perder a segurança e mantendo a durabilidade elevada, para longas quilometragens e mantendo as características de pilotagem durante toda a sua vida útil.

Preço | R$ 1.050,00 – R$ 1.200,00 |
Construção | Diagonal |
Montagem | Sem câmara |
Índice de velocidade | V = 240 km/h |
Índice de carga | 69 = 325 kg |
Peso | 7,6 kg |
Pneu Metzeler Tourance 140/80 R17 69H Traseiro
Pneu de uso misto, desenvolvido para as grandes e modernas motos Enduro Street. Carcaça com estrutura aprimorada, ótima aderência com pilotagem fácil e precisa em todas as condições climáticas.

Preço | R$ 1.100,00 – R$ 1.250,00 |
Construção | Radial |
Montagem | Sem câmara |
Índice de velocidade | H = 210 km/h |
Índice de carga | 69 = 325 kg |
Peso | 7,22 kg |
Pneu Pirelli Scorpion Trail II 140/80 R17 69V Traseiro
Esse pneu da Pirelli é uma excelente opção para quem quer encarar uma estrada off-road e asfalto. Como resultado, um rendimento quilométrico sem precedentes e um desempenho excelente durante toda a vida útil do produto, mesmo em pisos molhados. Desenho com visual Off-Road, performance de Sport Touring e de Enduro em um só produto.

Preço | R$ 1.420,00 – R$ 1.620,00 |
Construção | Radial |
Montagem | Sem câmara |
Índice de velocidade | V = 240 km/h |
Índice de carga | 69 = 325 kg |
Peso | 7,65 kg |
Saiba disso também!
Antes de tudo, é muito importante que você esteja ligado em como funciona um pneu, saber como analisar se é um pneu que irá encaixar para você, podendo te ajudar muito na hora da compra, vamos usar como exemplo o pneu 140/80 R17 69V:

Para começar, já temos a banda de rodagem do pneu, que é o 140 É constado em milímetros, a banda de rodagem é a parte que toca no chão, onde temos os sulcos, ranhuras do pneu, medido de ombro a ombro.
Já o próximo, temos 80 que é a altura lateral do pneu, chamada também de perfil. No pneu o perfil é representado em porcentagem, e ele informa que o perfil do pneu tem 80% da banda de rodagem. Pode ser feito também um calcula para descobrir o perfil em mm: 140 x 0,80 = 112 mm.
Ainda temos o R17. O R irá indicar o tipo de construção do pneu, que nesse caso é radial, mas é muito comum encontrar pneus diagonais também. Já o 17 indica o diâmetro do pneu, onde encontramos o aro, que nesse caso tem 17 polegadas.
Outra coisa que você deve reparar, é o índice do pneu, que nesse caso é o 69V, de início temos o índice de carga do pneu, que é o 69 = 325 kg, ele informa o peso máximo que o pneu suporta. Já o V = 240 km/h indica a velocidade máxima suportada pelo pneu.
Algo fundamental de ser olhado em um pneu, é o seu DOT, ele informa quando o pneu foi fabricado, sempre na semana do ano e o ano, geralmente aparece assim, como exemplo: 08/22, onde na primeira parte mostra a semana do ano que ele foi fabricado e na segunda parte o ano, nesse caso foi feito na oitava semana de 2022.
Qual a diferença de um pneu Radial para Diagonal?
Falado da forma mais breve possível, a única diferença está na sua construção. Pneus diagonais são considerados convencionais, mais básicos, o que não significa que não tenham qualidade. Já os radiais são feitos para motos de alto desempenho, trazendo uma qualidade superior.
Como saber se o pneu da moto está gasto?
A forma mais simples de conferir o quão gasto está o pneu, é olhando o TWI do pneu, que são pequenas barrinhas dentro dos sulcos do pneu. Conforme o pneu vai se desgastando ao longo do tempo, ela vai se aproximando do TWI, e quando o pneu ficar rente com essa barrinha, é porque o pneu está gasto.
Aproveite para conhecer essas marcas de pneus:
E o que você achou desses pneus? Já usou algum deles ou tem alguma recomendação? Compartilhe nos comentários. E se você gostou do artigo ou ele foi útil para você, deixe uma avaliação com as estrelinhas, é algo que nos ajuda demais!
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Perguntas Frequentes
Qual a durabilidade do pneu da moto?
Sua durabilidade depende muito do modelo, se foi feito a calibragem correta ao longo do tempo, onde e como o pneu foi usado. O que irá determinar mais a durabilidade é o seu desgaste, se ele estiver com sulcos inferiores a 1,6 milímetros, é porque sua vida útil já chegou ao fim.
É importante seguir as recomendações de fábrica de um pneu?
É muito importante que você siga, caso compre um pneu fora do recomendado, além de ter chance de não ficar 100% na moto e acabar perdendo desempenho, você pode acabar gastando dinheiro desnecessário e reduzir a vida útil do pneu.