Os 5 Melhores Pneus 160/60 R17: Confira top opções!

Para quem estiver de olhos nos melhores pneus 160/60 R17, queremos tentar te ajudar hoje, mostrando bons pneus e muito bem avaliados pelos seus compradores. Essa categoria de pneu é indicado para moto de média para alta cilindrada, como uma XJ6, Ninja 650, CB 500, e também para algumas motos trail, de acordo com o pneu.

É importante fazer a compra correta do seu pneu, compreendendo o que você está comprando, e também a moto e as necessidades que você tem, então queremos te ajudar com isso, permitindo que você analise e estude os modelos, verificando se são modelos que fazem sentido para vocês.

Para isso é de grande importância você compreender o básico sobre um pneu, como funciona as medidas de um pneu, saber interpretar seus índices e outras características.

O básico sobre um pneu

Os pneus possuem medidas e tamanhos diferentes, não só isso, mas cada um terá suas utilidades, capacidades e características, indo das suas medidas, índices e banda de rodagem, vamos pegar como exemplo o pneu 160/60 17 69W:

De começo, temos a sua largura que é o 160, medido de ombro a obro, ela é chamada de banda de rodagem. Essa parte é medida em milímetros, então nesse caso seria 160 mm ou 16 cm de largura.

Nós temos também a lateral do pneu, que seria a borda, onde ficam aquelas letras, etc. Sendo o 60, esse número é representado em porcentagem, ou seja, o perfil lateral do pneu, tem 60% de 160 mm, sendo o mesmo que 160 x 0,60 = 96 mm.

O 17 é o aro do pneu, ele pode ser tanto radial, que é representado pela letra R e também pode ser diagonal, onde não possui nenhuma letra, a grande diferença é a sua construção, onde os diagonais são pneus convencionais e os radiais são indicados para motos de alto desempenho.

Também temos os índices que muito importante você analisar, eles são o 69W, o 69 representa o índice de carga, ou seja, o peso máximo que o pneu suporta, e o W é a velocidade máxima que o pneu suporta, sempre representado por uma letra. Você pode conferir a tabela completa dos índices nesse artigo.

Algo importante de se observar é o DOT (data de fabricação do pneu), você pode encontrar ele assim em um pneu: 02/23, a primeira parte é baseado nas semanas do ano, e na segunda parte o ano, então esse pneu foi fabricado na segunda semana de 2023, um pneu é considerado “vencido” com 5 anos de vida, então quanto mais recente for o pneu, melhor.

Etiqueta do Inmetro

O Inmetro é uma instituição governamental que avaliar a qualidade de diversos produtos do mercado, e um deles é o pneu, onde sua avaliação é similar ao dos eletrodomésticos, onde eles recebem uma nota de “A” a “G”, indo para a economia de combustível gerada, a aderência do pneu na pista molhada e o seu ruído medido em decibéis dB.

Confira aqui quem é o Inmetro!

A economia de um pneu, na sua melhor avaliação, pode representar um ganho de mais de 10% de economia de combustível, já quanto melhor for a aderência, melhor será a estabilidade e segurança. E o ruído é sempre ideal que não seja muito alto, se não poder ser incomodativo, mas alguns pneus, como a maioria das motos, bicicletas, dentre outros, não precisam dessa etiqueta.

Tipos de pneus

Temos diversos modelos no mercado, com dimensões e utilidades diferentes, temos pneus para motos street, para esportivas, para trail e outros modelos. O que difere são suas características, um pneu mais liso, traz maior conforto e desempenho na estrada, já um pneu com sulcos mais profundos, traz um melhor desempenho no off-road.

Melhores pneus 160/60 R17

Para você comprar o melhor pneu para a sua moto, o mais importante de tudo é conferir o manual do proprietário e ver as recomendações de fábricas, tente não fugir delas, pois pode acabar te dando apenas dor de cabeça e gastos desnecessários, e fique atento a sua necessidade, um pneu mais off-road, mais esportivo, melhor qualidade, e por aí vai.

Pneu 160/60 R17 Pirelli Scorpion Trail II 69W Traseiro

Pneu 160/60 R17 Pirelli Scorpion Trail II 69W Traseiro.
Pneu Pirelli Scorpion Trail II 69W Traseiro. Foto: Reprodução

O Scorpion Trail II é a melhor combinação entre dois caminhos: os desafios off road e as viagens turísticas. Como resultado, um rendimento quilométrico sem precedentes e um desempenho excelente durante toda a vida útil do produto, mesmo em pisos molhados. Desenho com visual Off-Road, performance de Sport Touring e de Enduro em um só produto.

Modelo de alto desempenho, possui sua construção radial, sem câmara de ar, onde pesa um total de 5,65 kg. Ele suporta uma velocidade máxima de 270 km/h, e um peso máximo de 325 kg. Seu valor é mais elevado, ficando na casa dos R$ 1.500,00.

Pneu 160/60 R17 Metzeler Roadtec Z8 Interact 69W

Pneu 160/60 R17 Metzeler Roadtec Z8 Interact 69W.
Pneu Metzeler Roadtec Z8 Interact 69W. Foto: Reprodução

Excelência em estradas molhadas, a água não o apanhará desprevenido, por um longo tempo o campeão dos testes da categoria até a chegada do ROADTEC™ 01, uma sublime combinação de precisão com fácil dirigibilidade.

O modelo pesa um total de 5,65 kg, com uma construção radial e sem câmara de ar, ele suporta um peso máximo de 325 kg e uma velocidade máxima de 270 km/h. Seu custo fica entre os R$ 900,00 a R$ 1.000,00 conforme o lugar analisado.

Pneu 160/60 R17 Pirelli Angel GT 69W Traseiro

Pneu 160/60 R17 Pirelli Angel GT 69W Traseiro.
Pneu Pirelli Angel GT 69W Traseiro. Foto: Reprodução

O pneu Pirelli Angel GT é um excelente pneu Sport Touring, para todos os tipos de motos, podendo ser utilizado tanto em motos de competição, quanto em um trackday, além de ter durabilidade, estabilidade e aderência em piso seco ou molhado. É um modelo ideal para motociclistas que realizam viagens e desejam um pneu com ótimo rendimento, durabilidade e desempenho.

Esse pneu pesa um total de 5,83 kg, com construção radial e sem câmara de ar, ele suporta uma velocidade máxima de 270 km/h e um peso máximo de 325 kg. Seu preço está na casa dos R$ 1.100,00, podendo oscilar conforme o lugar.

Pneu 160/60 R17 Pirelli Diablo Rosso II 69W Traseiro

Pneu 160/60 R17 Pirelli Diablo Rosso II 69W Traseiro.
Pneu Pirelli Diablo Rosso II 69W Traseiro. Foto: Reprodução

O pneu para moto Pirelli Diablo Rosso II é um modelo desenvolvido para equipar motos esportivas. É um pneu bom para quem busca pilotar de forma rápida e segura, com a garantia de a moto deitar nas curvas e ter rapidez para levantar nas saídas de curvas.

Além disso, a área central do pneu garante excelente estabilidade em linha reta, mesmo em velocidades acima dos 200km/h, quando o pneu de alta qualidade faz muita diferença na pilotagem. As laterais, garantem ótima aderência em pista seca e também possuem ramificações para expulsar a água da área de contato em situação de pista molhada.

O modelo tem uma construção radial, sem montagem de câmara de ar, onde suporta um peso máximo de 325 kg e uma velocidade máxima de 270 km/h. seu preço fica na casa dos R$ 800,00, podendo variar de cada loja que você for comprar.

Pneu 160/60 R17 Pirelli Diablo 69W Traseiro

Um dos melhores pneus 160/60 R17, Pirelli Diablo 69W Traseiro.
Um dos pneus melhores avaliados pelos seus clientes. Foto: Reprodução

O pneu para moto Pirelli Diablo é um modelo que foi desenvolvido e construído com alta tecnologia, utilizando carcaça de nylon que melhora a atuação da área de contato com a pista, e melhora a estabilidade em altas velocidades.

O desenho da banda de rodagem é otimizado para alcançar alto rendimento quilométrico e desgaste regular, o que amplia a vida útil e durabilidade do modelo. A composição utilizada neste pneu também oferece características que o tornam um pneu seguro para curvas, frenagens e mudanças rápidas de direção.

Esse pneu pesa um total de 5,74 kg, onde tem uma construção radial e sem câmara de ar, ele também suporta uma velocidade máxima de 270 km/h e um peso máximo de 325 kg. O valor desse modelo fica entre os R$ 800,00 a R$ 900,00, variando ai com as lojas do mercado.

É importante consultar o DOT do pneu?

Ao comprar um pneu, ou se estiver em uma loja física, sempre procure pelo DOT no pneu, ele é informado por: dois números / dois números, como exemplo: 49/22, isso significa que o pneu foi fabricado na quadragésima nona semana de 2022, a primeira parte é sempre informada pela semana, e a outra o ano, tente comprar os pneus mais frescos possíveis.

Qual data de validade de um pneu?

O pneu não chega a ser perecível igual um alimento, que após vencer está estragado, mas é considerado uma vida útil de 5 anos, seja usando ou não o pneu, por isso a importância de comprar pneus fabricados a pouco tempo, a não ser que você use muito, aí não fará muita diferença se o pneu for mais antigo.

Quando se deve trocar de pneu?

Como já dito, o pneu tem uma data de validade de 5 anos, quanto mais antigo ele for, mais ressacado ele fica, perdendo eficiência e ficando suscetível a bolhas e estouro, um pneu pode ficar ressacado pelo uso e má conservação. E também você deve trocar um pneu pelo seu desgaste, após andar muito, comece a notar os sulcos, se eles estiverem menores que 1,6 mm, considere trocar, pois além da sua segurança, você poderá ser multado.

Aproveite e confira essas marcas de pneus:

Pneu Michelin é um dos melhores?Pneu Firestone, veja o que falam?
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Pneu Bridgestone, conheça a marca!Pneu Goodyear é confiável?
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Tabela de marcas de pneus

E você tem mais alguma recomendação de pneu? Ou já usou algum desses modelos? Deixe para nós no campo dos comentários. E não deixe de avaliar o artigo com as estrelas, é algo que não custa nada, mas nos ajuda demais.

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Perguntas Frequentes

É importante conferir o DOT de um pneu?

Ao comprar um pneu, ou se estiver em uma loja física, sempre procure pelo DOT no pneu, ele é informado por dois números / dois números, como exemplo: 49/22, isso significa que o pneu foi fabricado na quadragésima nona semana de 2022, a primeira parte é sempre informada pela semana, e a outra o ano, tente comprar os pneus mais frescos possíveis.

Quando devemos trocar o pneu da moto?

O pneu tem uma data de validade de 5 anos, quanto mais antigo ele for, mais ressacado ele fica, perdendo eficiência e ficando suscetível a bolhas e estouro, um pneu pode ficar ressacado pelo uso e má conservação. E também você deve trocar um pneu pelo seu desgaste, após andar muito, comece a notar os sulcos, se eles estiverem menores que 1,6 mm, considere trocar, pois além da sua segurança, você poderá ser multado.

Como se deve lavar um pneu?

A melhor forma de lavar um pneu é apenas com água e sabão, outros produtos por mias que sejam eficientes, eles podem acabar sendo corrosivos para o pneu a longo prazo, diminuindo a durabilidade dele, um grande exemplo é o “pretinho” deixa o pneu muito bonito, mas acaba desgastando um pouco.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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