Os 3 melhores Pneus 205/45 R17: opinião e comparativo
No artigo de hoje, iremos conferir os melhores pneus 205/45 R17, visando sempre uma boa qualidade e sem baseando pela avaliação que os compradores deixaram. Esses pneus podem ser aplicado em diversos modelos, indo de hatchs a sedans, dentre outros modelos compatíveis com essas dimensões.
Para comprar o pneu ideal para você, primeiro se atente a alguns fatores, como o carro e a necessidade de um bom pneu. Eles possuem diversos atributos, qualidades e tecnologias, que consequentemente aumentam o preço do pneu, e todos sabemos que o pneu é um item mais caro, porém essencial ao veículo.
Antes de tudo, entendendo melhor em como fazer a leitura de um pneu, e saber como funciona a ficha técnica de um, irá te ajudar muito na hora da compra.
Guia do Conteúdo
Saiba ler um pneu!

É bom você saber interpretar as medidas e informações de um pneu, aquelas letrinhas no lado do pneu irão informar a você quais são as medidas e o índice do pneu, cada um terá suas capacidades e utilidades, veja como exemplo 205/45 R17 84W:
Para começar, temos sua largura em milímetros, aqui seria 205 mm, que é referente a banda de rodagem, que é medido de ombro a ombro do pneu, sendo a parte que está sobre o chão.
O 45, é a sua altura, medido em porcentagem, que indica o tamanho da parede lateral do veículo (onde ficam as letras e números), nesse caso o perfil do pneu, significa que ele tem 45% da largura do pneu, ou 205 x 0,45 = 92,25 mm.
O R17, a letra R significa o tipo de construção do pneu, messe caso é um pneu radial, mas pode ter pneus diagonais, que são mais comuns de encontrar em motocicletas.
Ainda temos os índices de um pneu, que informa qual a velocidade e peso máximo suportado, o 93 = 650 kg, representa o peso máximo suportado pelo pneu. Já o W = 270 km/h, indica a velocidade máxima suportada. Você pode consultar uma tabela na internet, apenas procurando por “índices de pneus” onde irá descobrir todos os índices.
Informações a mais
Algo interessante que nem sempre consta na ficha do pneu, que é o Treadwear, essa é uma medida que informa a durabilidade da borracha, é um índice que vai de 60 a 620, onde o menor número representa baixa durabilidade, e um número maior, durabilidade superior. Esse é um índice que você deve olhar sempre pensando na vida útil do pneu.
Você também pode encontrar na ficha do pneu, a sigla UTQG (Uniform Tire Quality Granding), esse é um dado que une o Treadwear, mais a qualidade da tração e temperatura do pneu, medidos por letras também, vamos supor UTQG de 320AA, significa que o seu Treadwear é de 320, tração nota A e temperatura nota A.
O desenho do pneu também é algo que irá influenciar no veículo, temos vários tipos de desenhos, porém focando nos principais (assimétrico e simétrico). Um pneu simétrico é mais indicado para um carro popular, sendo mais barato. O pneu assimétrico possui uma banda maior, o que é mais indicado para carros mais potentes, aumentando sua tração, é mias tecnológico, porém mais caro.
Etiqueta do Inmetro
A grande maioria dos pneus são obrigados a passar pelo teste do Inmetro, onde são etiquetados igual aos eletrodomésticos que temos em casa, com aquelas notas alfabéticas, porém alguns pneus como de motos (radiais), bicicleta, militares, dentre outros não precisam dessa etiqueta.
O pneu possui 3 tipos de avaliação, a primeira é sobre a economia de combustível gerada, que gerar uma melhoria de até 12% ao carro. Temos a avaliação em relação a sua aderência na pista molhada, ambos avaliados de “A” a “G”, onde “A” seria bom e “G” ruim. E também temos a geração de ruídos, medidos em dB, onde o ideal é ficar até em 75 dB por aí, caso contrário, pode ser um pouco barulhento demais.
Tipos de pneus
No mercado, temos uma vasta gama de pneus, indo de carros esportivos, de passeio, a picapes e SUVs, dentre outros segmentos do mercado, além disso, existem pneus focados para a estrada pavimentada, e outros que se destacam no off-road, podendo mesclando entre os dois também.
Mas dentro dessas variedades, sempre respeite as recomendações de fábrica. Você pode encontrar no manual do veículo e às vezes na própria porta, já informa os pneus e dimensões recomendadas, dentre outras coisas. Não respeitar essas recomendações, pode te gerar apenas custos a mais, além do veículo perder eficiência.
Os melhores pneus 205/45 R17
Antes de tudo, vamos pensar em uma coisa, você é uma pessoa que anda muito de carro? Faz viagens mais longas com frequência? Se sim, o ideal é você olhar um pneu resistente e com boa durabilidade, além de ser confortável para uma viagem mais longa, e te proporcionar boa segurança, toda via custa a mais. Mas se você for mais conservador e andar menos, um pneu mais simples já pode servir para o carro.
Pneu 205/45 R17 Itaro IT302 84W Run Flat

Pneu com bons atributos, como a tecnologia Run Flat que permite andar alguns km mesmo com o pneu furado, protetor de bordas, desenho assimétrico e perfil baixo. Os principais elogios são da boa qualidade e bom custo-benefício, além de ser confortável.
O modelo conta com uma avaliação “E” para a sua economia de combustível, e uma nota “B” para a aderência na pista, ele gera um ruído de 72 dB, suportando um peso máximo de 500 kg e 270 km/h, com o seu Treadwear de 320AA. Seu valor fica na faixa dos R$ 600,00 a R$ 700,00.
Pneu 205/45 R17 Pirelli Cinturato P7 88V XL

Pneu original do Fiat Cronos, é de boa qualidade, com protetor de bordas, desenho assimétrico e perfil baixo. O modelo irá proporcionar maior conforto durantes as viagens, além de curvas e frenagens melhores, além de tudo ele conta com uma economia de combustível melhor e uma boa aderência na pista.
O modelo conta com uma avaliação do Inmetro de “C” para a sua aderência na estrada e uma nota “C” para a economia de combustível, seu ruído é de 73 dB, suportando um peso máximo de 560 kg e uma velocidade máxima de 240 km/h, seu Treadwear é de 260 AAA. Já seu valor é mais elevado, ficando dos R$ 850,00 a próximo dos R$ 1.000,00.
Pneu 205/45 R17 Iris Sefar 88V XL

Pneu com um excelente custo-benefício, é muito barato, possui um desenho assimétrico e protetor de bordas. O modelo atende as demandas de um carro de passeio de porte médio, oferecendo alta resistência ao desgaste, viagem silenciosa e confortável. Seu design conta com ranhuras longitudinais largas para resistência à aquaplanagem e blocos nos ombros chanfrados pensados para uma performance eficaz em piso molhado.
Esse pneu traz uma avaliação do Inmetro de “C” para a sai economia de combustível e uma nota “B” para a aderência na pista molhada, gerando um ruído de 71 dB. Ele suporta um peso máximo de 560 kg e uma velocidade máxima de 240 km/h, com um treadwear de 340 AA. Seu valor fica entre os R$ 350,00 a R$ 400,00.
Aumentando a durabilidade
Para garantir uma maior durabilidade dos pneus, tenha alguns cuidados com ele. A cada um mês, faça a calibragem dos pneus, sempre respeitando a recomendação de fábrica. Manutenção preventiva, faça o alinhamento e balanceamento dos pneus, para garantir maior segurança e durabilidade, e sempre faça o rodízio entre 5 a 10 mil km, para garantir que um pneu não desgaste mais que o outro.
Dá para usar pneus diferentes no carro?
Você pode usar pneus diferentes, tanto é que os dianteira sempre desgastam mais, porém sempre use dois pneus iguais no mesmo eixo, pois caso contrário pode acabar interferindo no desempenho e eficiência do carro, como velocidade, frenagem, etc. e sempre que for colocar pneus novos, coloque o par no eixo traseiro, para garantir maior durabilidade dos novos pneus.
E o que você achou desses modelos de pneus, já comprou algum dele ou tem alguma outra recomendação interessante? Comente para nós nos comentários, e não deixe de avaliar o artigo com as estrelas.
Para você que é entusiasta do mundo automotivo, está sempre ligado nas novidades e lançamentos do mercado, confira o site Agora Motor, onde trazemos diversas notícias, artigos, Tabela Fipe, dentre outras coisas para você.
Perguntas Frequentes
Como escolher os melhores pneus 205/45 R17?
Antes de tudo, vamos pensar em uma coisa, você é uma pessoa que anda muito de carro? Faz viagens mais longas com frequência? Se sim, o ideal é você olhar um pneu resistente e com boa durabilidade, além de ser confortável para uma viagem mais longa, e te proporcionar boa segurança, toda via custa a mais. Mas se você for mais conservador e andar menos, um pneu mais simples já pode servir para o carro.
O que é um pneu Run Flat?
A tecnologia Run Flat, permite que um pneu ande por mais alguns quilômetros de distância, mesmo após ter furado, útil para quando der problemas no pneu, em um lugar mais afastados.
Como aumentar a vida útil do pneu?
Para garantir uma maior durabilidade dos pneus, tenha alguns cuidados com ele. A cada um mês, faça a calibragem dos pneus, sempre respeitando a recomendação de fábrica. Manutenção preventiva, faça o alinhamento e balanceamento dos pneus, para garantir maior segurança e durabilidade, e sempre faça o rodízio entre 5 a 10 mil km, para garantir que um pneu não desgaste mais que o outro.
