Os 3 melhores Pneus 285/40 R19 (Descubra)!
Você que está nessa jornada em busca dos melhores pneus 285/40 R19, no artigo de hoje iremos tentar te ajudar, mostrando alguns modelos de excelente qualidade e de boas marcas. Esse pneu pode ser aplicado em diversos veículos de alto desempenho que sejam compatíveis, como alguns SUVs e até mesmo esportivos.
Caso você tenha alguma dúvida em como ler um pneu ou saber interpretar algumas outras coisas de grande importância e utilidade sobre um pneu, mais adiante você irá encontrar um breve resumo que pode ser de grande ajuda.
Guia do Conteúdo
Os melhores pneus 285/45 R19
É importante que antes de tudo, você se atente em algumas coisas, para começar, já de uma conferida nas recomendações de fábrica no manual do seu veículo, e veja se as medidas estão de acordo com o recomendado. Agora confira os índices do pneu, se batem de acordo com a exigência do seu veículo.
Pneu Bridgestone Dueler HP Sport 285/45 R19 111W
Pneu ideal para picapes e SUVs com alto rendimento, ele irá garantir uma excelente durabilidade e resistência. O modelo irá garantir excelente curvas e frenagens, além de muita estabilidade. Mesmo em alta velocidade, você irá conseguir desvios e mudanças na direção com tranquilidade e segurança.

| Preço | R$ 2.350,00 – R$ 2.700,00 |
| Economia de combustível | E |
| Aderência na água | C |
| Ruído | 73 dB |
| Treadwear | 300 |
| Tração | A |
| Temperatura | A |
| Índice de velocidade | W = 270 km/h |
| Índice de carga | 111 = 1090 kg |
| Peso | 20 kg |
| Desenho | Simétrico |
| Protetor de bordas | Não |
| Run Flat | Sim |
Pneu Continental ContiSportContact 5 285/45 R19 111W
Projetado para equipar carros de alta performance, que precisam transferir potência para o asfalto sem perdas e também realizar reduções a partir de velocidades altas, com segurança e estabilidade. A banda de rodagem com nervuras largas faz com que os percursos sejam seguros, com aderência em pista seca ou molhada, além de conforto e silêncio de rodagem.

| Preço | R$ 2.500,00 – R$ 2.600,00 |
| Economia de combustível | C |
| Aderência na água | B |
| Ruído | 73 dB |
| Treadwear | – |
| Tração | – |
| Temperatura | – |
| Índice de velocidade | W = 270 km/h |
| Índice de carga | 111 = 1090 kg |
| Peso | 19,2 kg |
| Desenho | Assimétrico |
| Protetor de bordas | Não |
| Run Flat | Sim |
Pneu Goodyear Eagle F1 Asymmetric SUV 285/40 R19 111W
Pneu com tecnologia que segura a banda de rodagem no chão de forma simétrica, o que garante um desgaste correto e maior desempenho. Feito para equipar os mais diversos SUVs do mercado. Seu desenho assimétrico irá fazer com que o pneu que tenha uma maior aderência na pista seca e molhada.

| Preço | R$ 2.150,00 – R$ 2.500,00 |
| Economia de combustível | C |
| Aderência na água | A |
| Ruído | 71 dB |
| Treadwear | 240 |
| Tração | A |
| Temperatura | A |
| Índice de velocidade | W = 270 km/h |
| Índice de carga | 111 = 1090 kg |
| Peso | 19,39 kg |
| Desenho | Assimétrico |
| Protetor de bordas | Não |
| Run Flat | Sim |
Importante saber
É interessante saber de alguns detalhes sobre um pneu, coisas que irão te ajudar muito na hora da compra, permitindo que você escolha o melhor pneu para o seu carro, vamos usar como referência o pneu 285/40 R19 111W:

Iniciando, já temos o 285, esse é o número relativo à banda de rodagem do pneu, ela sempre será medida em milímetros, que é a parte de ombro a ombro, onde ficam os sulcos, ranhuras e outras coisas do pneu.
Logo em seguida temos o 40, esse é a altura lateral do pneu que é chamado de perfil. O perfil é informado em porcentagem, indicando que ele tem x porcento da banda de rodagem do pneu, de forma mais simples, seria, 285 x 0,40 = 114 mm.
Para a próxima parte temos o número R19, ele irá indicar duas coisas, a primeira é a construção do pneu, que nesse caso é radial, mas você poderá encontrar pneus diagonais (- ou B), mais comum em motos. Temos também o 19, que é o diâmetro do pneu em polegadas, nesse caso é um pneu aro 19”.
Sempre observe quais são os índices do pneu. O 111 = 1090 kg irá informar a capacidade de carga suportada pelo pneu. Já o W = 270 km/h é o índice de velocidade, que é a velocidade máxima suportada pelo pneu, sempre algo compatível com o seu carro.
Como funciona a Etiqueta do Inmetro
A etiqueta do Inmetro é fornecida pelo próprio Inmetro, onde os pneus precisam passar por testes que meçam seu desempenho. Nessa etiqueta é informado a resistência de rolamento do pneu, que é a economia de combustível gerado e a aderência na água, ambos medidos de A a G, mas também temos o ruído do pneu, informado sempre em decibéis.

Detalhes importantes
Observe sempre o desenho da banda de rodagem do pneu, os mais comuns são os desenhos simétricos, assimétricos e direcionais. Pneus simétricos são mais convencionais e com uma alta durabilidade. Pneus assimétricos tem um destaque na sua aderência. E os pneus direcionais têm um excelente escoamento da água.
O UTQG é algo que infelizmente nem sempre é informado nos sites, porém é um índice que fica no pneu, que irá indicar algumas coisas sobre o pneu. Elas são o treadwear, que é a durabilidade da borracha, esse índice vai de 60 a 620, temos também a tração do pneu que vai até AA e a temperatura que vai até A.
Uma coisa que você deve olhar no pneu é o seu DOT, para quem não sabe, ele é a data de fabricação do pneu, sendo informado na semana do ano e ano. Você pode encontrar ele assim, por exemplo, 23/22, que indica que o pneu foi fabricado na vigésima terceira semana de 2022. Evite comprar pneu muito velho.

Quando um pneu fica desgastado?
Resumidamente temos duas razões. A primeira é pelo seu uso, onde conforme você anda com o seu veículo, freia, esterce, a borracha vai se desgastando e perdendo eficiência, irá chegar uma hora que o pneu irá ficar com os sulcos inferiores a 1,6 milímetros, que por lei deixa de estar de acordo com os requisitos mínimos de um item de segurança obrigatório.
Outro motivo é o desgaste pelo tempo, seja usando o pneu ou como ele parado, quando mal conservado, um pneu vai se ressecando, o que acaba deixando ele sujeito a rachaduras, vazamento e perca de desempenho, colocando sua segurança em risco.
Como descobrir se o pneu está gasto?
Duas maneiras muito simples de você conferir isso. A primeira delas é pelo TWI, que são barrinhas dentro do sulco do pneu, quando o desgaste da borracha atingir essa barrinha, é porque está na hora de trocar de pneu. Você com uma moeda de 1 real, basta colocá-la na vertical dentro do sulco do pneu, se aquela bordinha dourada aparecer, é porque pneu está gasto também.
Conserve o pneu
É importante que você tenha algumas atitudes que ajudem a prolongar a vida útil do seu pneu, sendo elas: evitar passar por buracos e detritos na pista, evite passar produtos químicos no pneu. Sempre faça o alinhamento e balanceamento do pneu, garantindo maior segurança e durabilidade. Faça também o rodízio em X, irá garantir uma vida útil maior dos 4 pneus.
Aproveite para conferir essas marcas de pneus:
E você já usou algum desses pneus? Possui mais alguma recomendação? Deixe nos comentários sua sugestão ou opinião. E se gostou do artigo, aproveite para deixar uma avaliação no artigo com as estrelas, é algo muito importante para nós!
Para quem está sempre de olho em todas as novidades do mercado automobilístico do Brasil e do mundo, não deixe de conhecer o site Agora Motor, onde trazemos diariamente diversos artigo e notícias sobre esse universo.
Perguntas Frequentes
Para que serve o DOT de um pneu?
Uma coisa que você deve olhar no pneu é o seu DOT, para quem não sabe, ele é a data de fabricação do pneu, sendo informado na semana do ano e ano. Você pode encontrar ele assim, por exemplo, 23/22, que indica que o pneu foi fabricado na vigésima terceira semana de 2022. Evite comprar pneu muito velho.
Como ver se o pneu está gasto?
Duas maneiras muito simples de você conferir isso. A primeira delas é pelo TWI, que são barrinhas dentro do sulco do pneu, quando o desgaste da borracha atingir essa barrinha, é porque está na hora de trocar de pneu. Você com uma moeda de 1 real, basta colocá-la na vertical dentro do sulco do pneu, se aquela bordinha dourada aparecer, é porque pneu está gasto também.
Como um pneu se desgasta?
A primeira é pelo seu uso, onde conforme você anda com o seu veículo, freia, esterce, a borracha vai se desgastando e perdendo eficiência, irá chegar uma hora que o pneu irá ficar com os sulcos inferiores a 1,6 milímetros, que por lei deixa de corresponder com os requisitos mínimos de um item de segurança obrigatório. Outro motivo é pelo tempo e má conservação, onde o pneu acaba ficando ressecado.
