Mercado automotivo cai em abril, mas ainda está positivo no quadrimestre

O mercado automotivo brasileiro registrou queda nas vendas de veículos leves e pesados em abril, com uma diminuição de 19,2% em relação ao mês anterior. Essa queda foi influenciada pelos feriados em sexta-feira e pelo Dia do Trabalhador em uma segunda-feira, que afetaram as vendas do fim de semana anterior.

No entanto, no acumulado do primeiro quadrimestre, as vendas superaram em 14,4% o mesmo período de 2022. Os automóveis representam 80% das vendas totais, mas esse número ainda é 32% inferior ao registrado no mesmo período de 2019, antes da pandemia.

As expectativas para maio não são positivas, com a média diária de vendas prevista em apenas 7,5 mil unidades. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mantém sua previsão modesta de crescimento de cerca de 2,2% para este ano em relação a 2022. No entanto, ainda é cedo para revisar essa previsão diante dos desafios enfrentados pelo setor, como a queda das exportações argentinas e as paradas de produção que afetam financeiramente os fornecedores.

Mercado automotivo cai em abril, mas ainda está positivo no quadrimestre
Mercado automotivo cai em abril, mas ainda está positivo no quadrimestre

Outro fator que afeta as vendas é a falta de incentivos para os carros “verdes”. Uma sugestão é permitir o uso do FGTS para uma linha especial de financiamento, mas seria necessário mudar a lei atual que prevê seu uso apenas na aquisição da casa própria.

É importante destacar o lançamento do Porsche 718 Cayman RS GT4, um cupê de competição homologado para as ruas, que chama a atenção pelo seu design aerodinâmico e potência do motor de aspiração atmosférica, seis cilindros e 500 cv. Com um preço elevado de R$ 1.157.000, o carro é indicado para estradas com curvas.

Guia do Conteúdo

Movimento Maio Amarelo

Por fim, vale destacar o Movimento Maio Amarelo, que está celebrando seu décimo aniversário em 2023 com o tema “No trânsito, escolha a vida”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir a quantidade de acidentes que causam milhões de mortes por ano em todo o mundo.

O Brasil conseguiu reduzir em quase 50% o número de mortos no trânsito durante a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011-2020), mas ainda há muito trabalho pela frente para alcançar as metas da segunda década (2021-2030) estabelecidas pela ONU.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário