Mercedes-Benz dará adeus aos câmbios manuais em 2023! Veja os detalhes!

A montadora alemã Mercede- Benz sempre flertou com a possibilidade de tirar a opção de câmbio manual de todos os seus modelos. E parece que este flerte tem data para acontecer. A empresa anunciou recentemente que toda a sua gama de veículos passa a contar apenas com câmbio automático. Aposentando de vez o câmbio de trocas manuais.

Com a intenção de eletrificar todos os seus modelos até 2030 a Mercedes iniciou este projeto retirando o câmbio manual. Deixando um caminho mais “fácil” para que este projeto seja concluído no prazo.

Plano da Mercedes-Benz

“Com a eletrificação em alta, vemos a demanda dos clientes mudando para componentes de veículos elétricos, baterias e sistemas de acionamento (parcialmente) elétricos”, disse o representante da marca.

Na Alemanha, país de origem da marca, os únicos modelos além do CLA que ainda oferecem uma versão de transmissão manual são os compactos segmentos A e B. No Brasil, apenas o veículo comercial Sprinter ainda utiliza essa transmissão. A van Vito também oferece o mesmo sistema, mas suas vendas estão estagnadas há alguns anos.

A estratégia da Mercedes-Benz contraria a rival BMW, especialmente quando se trata de carros esportivos. Se a AMG não oferece câmbio manual há muito tempo, a empresa de Munique vai até introduzir um M2 Competition com câmbio mecânico de seis marchas no Brasil em 2023.

No exterior, a BMW ainda oferece a opção de três pedais para outros modelos de automobilismo desenvolvidos, como o M3 e o M4.

Modelos da Mercedes no Brasil

A Mercedes quer aumentar as vendas dos modelos disponíveis no Brasil. Atualmente, a Mercedes-Benz oferece quatro modelos de SUVs, sendo eles: GLA, GLB, GLC e GLE. Sem contar modelos de vans e caminhões.

Assim, com esta atualização do sistema de câmbio a marca visa aumentar sua procura pelos modelos disponíveis. O SUV compacto GLA será da mesma linha do Classe C, ambos os mais vendidos da Mercedes-Benz no segmento premium do Brasil.

A fábrica de automóveis de Iracemápolis, em São Paulo, foi inaugurada em março de 2016. Faz parte da rede de produção global da Mercedes-Benz, que também inclui fábricas na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Nessas localidades, a Mercedes-Benz produz veículos em diversas plataformas para atender o mercado local. O Classe C e o GLA compartilham uma linha de produção na fábrica de Iracemápolis.

Mercedes-Benz
Foto: reprodução.

Veja todas as novidades acessando o Agora Motor.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo Golf GTI Edition 50 impressiona com 325 cv e preço salgado

O Volkswagen Golf está prestes a comemorar meio século de história em 2026, e a…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Renault Boreal chega às lojas e promete agitar o segmento de SUVs médios

O Renault Boreal começou a chegar às concessionárias de todo o Brasil, trazendo novas expectativas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Abarth Stranger Things chega ao Brasil com detalhes sombrios e motor potente

A Fiat surpreendeu o mercado brasileiro com uma parceria inusitada. O Pulse Abarth Stranger Things…

Gabriel Schmoller
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário