O Mercedes-Benz Vision One-Eleven revive um conceito antigo!
A Mercedes-Benz apresentou o conceito de carro esportivo Vision One-Eleven, que parece ser o futuro. Ele é uma reinterpretação moderna dos veículos experimentais icônicos C111 das décadas de 60 e 70, que foram utilizados para testar os revolucionários motores Wankel e turbodiesel da época.
O design elegante e aerodinâmico dos carros C111 os tornou ícones intemporais. Agora, a Mercedes trouxe o C111 para o novo milênio, com portas estilo gaivota e uma pintura preta e laranja que chama a atenção.
Guia do Conteúdo
Mercedes Vision One-Eleven: a revolução dos veículos de alta performance
Assim como seu lendário antecessor, o Vision One-Eleven combina um design impressionante com uma tecnologia de trem de força incrível que abre caminho para o futuro dos veículos de alta performance. O conceito está equipado com motores potentes de fluxo axial da YASA, que fornecem uma potência maior do que os motores radiais regulares com apenas uma fração do peso.

Além disso, a Mercedes integrou o One-Eleven com óculos de realidade aumentada para sua grande estreia. A Mercedes está realmente empurrando os limites do design e da tecnologia, assim como o renomado C111.
A filosofia estética do Vision One-Eleven segue o design One-Bow da Mercedes, adicionando recursos de alta tecnologia. O corpo elegante e esportivo segue uma forma de arco suave, começando na parte dianteira baixa e continuando até a traseira musculosa. A pintura alubeam de cor laranja-cobre adiciona um toque único, lembrando a cor distinta do icônico C111, mas com um toque moderno próprio.
O Vision One-Eleven: Um carro escultural com tecnologia elétrica avançada
O Vision One-Eleven tem uma aparência escultural que é realçada pelas portas asa de gaivota que se encaixam perfeitamente no corpo do carro.
As rodas de grande diâmetro são outra característica atraente, que se integram facilmente aos arcos das rodas alargados, adicionando um toque de volume e agressividade. O design das rodas é bem sofisticado, com elementos que se assemelham a enrolamentos de motores elétricos. Isso sugere a presença de um avançado trem de força totalmente elétrico.
Mercedes-Benz Vision One-Eleven: a nova frente inspirada no C111
A frente do Mercedes-Benz Vision One-Eleven faz referência ao C111, mas com algumas diferenças notáveis.

Ambos possuem um elemento retangular com extremidades arredondadas, mas no Vision One-Eleven, as luzes arredondadas foram substituídas por um painel em 3D que pode exibir mensagens para outros motoristas.
Design inovador na traseira do Vision One-Eleven chama a atenção
Na traseira do Vision One-Eleven, há um difusor esculpido que chama a atenção. As lanternas traseiras também estão integradas em um display pixelado e são complementadas por efeitos de luz azul que espelham as luzes nos perfis laterais da lâmina.
Mercedes-Benz Vision One-Eleven: um interior minimalista com atmosfera de lounge
O interior do Mercedes-Benz Vision One-Eleven é uma mistura perfeita entre minimalismo de carros esportivos e uma atmosfera de lounge. O carro conceito aproveita totalmente a compactação dos motores elétricos para expandir o interior, criando muito espaço para inclinar os assentos e relaxar.
Design de interiores arrojado com combinação de cores vibrantes e materiais exclusivos
O design de interiores apresenta uma combinação de cores ousada e materiais exclusivos, com superfícies acolchoadas em tecido branco com um padrão tecnológico e detalhes em couro vibrante laranja. Há também toques de alumínio polido em várias partes do carro, incluindo o volante e os pedais de acelerador e freio.
Design de interior do veículo: volante e tela sensível ao toque em destaque
O único recurso de interior que não segue o minimalismo estrito é o volante revestido de couro, que possui vários controles funcionais e elementos avançados de toque. Além disso, uma tela sensível ao toque compacta de alta resolução é posicionada de forma organizada ao lado do volante.
Além da tela sensível ao toque ao lado do volante, um display de pixels se estende por todo o painel, seguindo a forma das faixas de luz dianteiras e traseiras. A estrutura de pixels é propositalmente grosseira, dando à informação exibida um aspecto ousado e retro.
A Mercedes-Benz lançou o Vision One-Eleven, um carro conceito com elementos físicos e digitais, e para destacar essa mistura, criou uma experiência de realidade aumentada para o motorista através do headset Magic Leap 2. Com isso, o motorista pode ver o interior virtual do carro e interagir com ele como se fosse uma interface.
Vision One-Eleven: Tecnologia de motores elétricos revolucionária e design impressionante
O design impressionante do Vision One-Eleven é complementado pela tecnologia de trem de força com motores elétricos YASA axial-flux em forma revolucionária. Esses motores são um terço mais leves e compactos que os motores radiais tradicionais, encontrados na maioria dos carros elétricos hoje em dia. Apesar de terem tamanho e peso reduzidos, eles entregam significativamente mais potente.
Os motores de fluxo axial da YASA são alimentados por baterias de última geração resfriadas a líquido, que fazem parte da estratégia de desenvolvimento da Mercedes-Benz para a condução elétrica. A tecnologia é inspirada em química de células da Fórmula 1, proporcionando um alto desempenho.
Por que o C 111 era o carro dos sonhos de todos?
O Vision One-Eleven é o descendente direto do lendário Mercedes-Benz C111, um carro experimental desenvolvido nos anos 60 e 70 para testar tecnologias inovadoras, como motores rotativos Wankel, motores a diesel, turboalimentadores, suspensão traseira multi-link e designs de chassi avançados.
O carro experimental C111 quebrou recordes de volta e mundiais, além de ter um design incrível, com sua forma de cunha e cor laranja marcante. As icônicas portas de gaivota também chamaram a atenção, fazendo com que muitos entusiastas quisessem comprar o carro, independente do preço.
Carro esportivo experimental C111: estilo e conforto em um só veículo
O carro esportivo experimental C111 tinha um estilo elegante tanto por dentro quanto por fora, com assentos disponíveis em tecido preto e branco ou em um laranja marcante que combinava com a cor externa do carro. Projetado para uso diário, o interior do C111 continha rádio, acendedor de cigarros, cinzeiros e ar condicionado, além de um conjunto de mostradores circulares no painel que exibiam informações importantes como temperatura da água e do óleo, nível de combustível e pressão do óleo.
Dos doze carros C111 construídos, onze eram movidos por motores rotativos Wankel. O motor Wankel de três rotores do carro de 1969 tinha uma potência de cerca de 276 cv. Mais tarde naquele ano e no início de 1970, a Mercedes aumentou a potência ao adicionar outro rotor, chegando a 344 cv.
O Mercedes-Benz C111 e o Desafio do Motor Rotativo
O motor rotativo proporcionou ao C111-II uma velocidade máxima de 186 mph, mas mesmo com o esforço dos engenheiros da Mercedes-Benz para melhorar o motor Wankel, ele não atingiu os altos padrões de confiabilidade e durabilidade da empresa. O último C111 foi construído em 1975 como um veículo de teste movido a turbo-diesel. O C111 estabeleceu um alto padrão para seus sucessores.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
