Mercedes diz que os EVs são “tecnicamente superiores” aos carros de combustão
A Mercedes-Benz anunciou que está investindo nos veículos elétricos como tecnologia superior aos motores a combustão interna. De acordo com o CEO da empresa, Ola Kallenius, a montadora pretende concentrar seus investimentos na produção desses carros mais eficientes e verdes, mesmo que ainda funcionem com e-combustíveis.
A nova Mercedes-Benz Classe E estreou com motores iguais aos de seu antecessor, mas a montadora não seguirá esse caminho nos próximos anos. Kallenius afirmou que o acionamento elétrico ultrapassará o motor de combustão interna em termos de desempenho até o final desta década.
Apesar de continuar vendendo carros movidos a combustível fóssil por enquanto, a Mercedes focará seus investimentos no desenvolvimento de máquinas elétricas mais eficientes e verdes. A empresa criará arquiteturas exclusivas para veículos elétricos e as adaptará para acomodar motores a combustão quando isso fizer sentido comercialmente. Seu objetivo é alcançar neutralidade de CO2 contábil até 2039.
Em geral, a Mercedes pretende continuar tornando os motores de combustão interna mais eficientes e atendendo às normas de emissões Euro 7. No entanto, a marca terá reduzido os investimentos em motores de combustão interna em até 80% em comparação com hoje até o meio da década. A China ainda será um mercado-chave para esses motores, mas apenas como híbridos plug-in desenvolvidos em conjunto com parceiros locais da Geely.

A mudança para a energia elétrica não mudará a posição da Mercedes no mercado. Kallenius reiterou que a empresa se concentrará no mercado de alta qualidade, mas também oferecerá carros de luxo de entrada. A tecnologia desenvolvida para seus modelos de luxo sustentáveis será usada em outros carros no futuro, disse Kallenius.
Em síntese, a Mercedes-Benz está apostando nos veículos elétricos como tecnologia superior aos motores de combustão interna e concentrando seus investimentos na produção desses carros verdes e eficientes. A montadora continuará vendendo carros movidos a combustível fóssil, mas com uma redução significativa nos investimentos nessa área. Seu objetivo é alcançar neutralidade de CO2 contábil até 2039 e continuar focando no mercado de alta qualidade, oferecendo opções mais acessíveis aos clientes.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
