Mercedes também sai da Rússia: veja lista de montadoras que já encerraram a operação no país
A Rússia tem perdido algumas parcerias nos últimos tempos, as tensões geopolíticas vividas nos últimos tempos afastaram algumas montadoras de renomes do país, e a Mercedes também anunciou a sua saída da Rússia. Confira amis sobre a seguir!
Depois de várias montadoras saírem da Rússia, chegou a vez da Mercedes abandonar o barco por lá, as tensões geopolíticas presentes no País, faz com que o mercado local fique instável e desinteressante para as empresas, além de ser bem desvantajoso para a imagem legal delas no mercado internacional.
Desde março de 2022, a Mercedes-Benz parou de exportar veículos para o mercado russo e interrompeu a produção local na fábrica de Moscou. A tomada de cisão era momentânea, porém, agora ela se tornou definitiva. Os ativos mantidos pela empresa são avaliados em 1,8 bilhão de Euros, e estão sendo vendidos para a Avtodom, uma empresa russa que também atua no mercado automotivo.

Confira a nova Mercedes-Benz GLE 2023
Natalia Koroleva, CEO da Mercedes-Benz Rússia, afirmou o seguinte no seu comunicado “As principais prioridades ao concordar com os termos da transação foram maximizar o cumprimento das obrigações com os clientes da Rússia, tanto em termos de serviços pós-venda quanto em termos de serviços financeiros, bem como preservar os empregos dos funcionários nas divisões russas da empresa”.
A indústria automotiva da Rússia já vinha apresentando problemas de fornecimento desde o início dos conflitos com a Ucrânia, a escassez de peças e semicondutores, além das sanções internacionais têm obrigado fabricantes estrangeiras a deixar o país. A Renault por exemplo, vendeu suas instalações locais para o governo russo em maio de 2022, a Toyota e a Nissan colocaram suas plantas à venda, e ele foi feito pela Volkswagen.
O país planeja fazer um investimento de US$ 526 milhões para aumentar a produção doméstica de peças e substituir importações, de modo a contornar os impactos apresentados pela cadeia produtiva. Apesar da saída de grandes marcas, empresas chinesas seguem mantendo negócios no país, inclusive realizando lançamentos, como a Chery. Isso vale para montadoras locais como a Lada e a Moskvich que irá voltar ao mercado.
Atualmente as montadoras que já terminaram os seus serviços no país e estão vendendo as suas fábricas são:
- Volkswagen
- Toyota
- Nissan
- Renault
- Mercedes
Confira aqui todos os carros, versões e preços da montadora alemã Mercedes!
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais!