Micro Empreendedor Individual tem desconto para adquirir carro novo?
Microempreendedores Individuais (MEIs) têm a oportunidade de adquirir carros novos com até 30% de desconto por meio da venda direta entre fabricante e MEI. Essa modalidade permite que a compra seja realizada pelo CNPJ, sem a incidência de alguns impostos e sem intermediadores no negócio. O desconto varia entre 2,5% e 30%, dependendo da categoria que a pessoa física ou empresa se enquadra.
Entretanto, é necessário seguir algumas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O veículo adquirido deve ser zero-quilômetro e mantido por no mínimo 12 meses contados a partir da data da compra. Caso contrário, o empreendedor deverá pagar o valor da isenção do ICMS.
Para utilizar essa modalidade, o comprador deve apresentar alguns documentos que comprovem a situação regular da microempresa junto à concessionária. Entre eles estão: E-CNPJ, contrato social da empresa, comprovante de inscrição estadual e documento de identificação do comprador (RG e CPF/CNH/documentos de habilitação profissional/passaporte, se estrangeiro). Quem pretende financiar o veículo também deverá apresentar extrato bancário dos últimos 12 meses do MEI e do sócio proprietário e/ou declaração do Imposto de Renda.

É importante destacar que o valor do carro não pode ultrapassar R$ 81 mil para não exceder o teto de faturamento da microempresa. Além disso, é possível que a compra chame atenção dos órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal e a Secretaria Estadual da Fazenda, que podem exigir evidências de que o bem adquirido gerará benefícios econômicos futuros.
Após a compra, o carro se torna um ativo da empresa e pode fazer parte da apuração do ganho de capital na hora da revenda. No entanto, a empresa precisa avaliar se houve lucro ou prejuízo com o negócio e declarar esse valor na sua pessoa física. Quaisquer multas, dívidas ou restrições recairão sobre a pessoa jurídica do MEI, mas podem alcançar a pessoa física na qualidade de sócio proprietário.
Por fim, é importante ressaltar que as condições pós-venda são diferentes na modalidade de venda direta. Antes da compra, é recomendável procurar informações sobre o tempo de garantia do veículo e os custos das revisões. Algumas montadoras reduzem esse tempo por considerarem que o veículo será mais usado do que no caso de um modelo de passeio comum.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
