Nova Mitsubishi Triton Katana chega para humilhar rivais: conheça cada detalhe!

A Mitsubishi acaba de lançar a inédita Triton Katana, uma picape média preparada para dominar o segmento. Com forte inspiração no lendário ritual samurai e uma execução quase perfeita, ela não apenas moderniza a linha Triton (antes chamada L200), mas eleva o padrão para todas as rivais tradicionais – Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux, VW Amarok e Nissan Frontier.

A seguir, você confere uma análise minuciosa que revela por que essa picape está pronta para redefinir o que esperávamos de desempenho, conforto e tecnologia.

L200 Triton Sport.
L200 Triton Sport.

1. O Renascimento da Série Triton

A nova geração da Triton substitui o nome L200 no Brasil e chega com seis versões, sendo a mais sofisticada batizada de Katana, preço fixado em R$ 335.990. Parece caro? Na verdade está alinhado com suas rivais diretas, como:

  • Chevrolet S10 High Country – R$ 334.190
  • Ford Ranger Limited V6 – R$ 346.600
  • Toyota Hilux SRX Plus AT – R$ 353.290
  • VW Amarok V6 Extreme – R$ 354.990
  • Nissan Frontier Platinum/Pro-4X – R$ 315.690

Num mercado onde cada ponto percentual conta – e fidelidade de marca é quase religiosa –, a Trion precisava acertar nos mínimos detalhes. Ela fez mais que isso: superou expectativas.

2. Sob o Capô: Poder que Impõe Respeito

A Triton Katana traz um motor 2.4 16V MIVEC diesel, com dois turbos (um para baixa, outro para alta rotação). O conjunto entrega 205 cv e 47,9 kgfm, acoplados a uma transmissão automática de 6 marchas totalmente nova.

O resultado? Arrancadas vivas e funcionamento suave em baixas rotações, comparável a Ranger V6 e S10. Mesmo ultrapassando a Frontier Pro-4X, que tem 190 cv, a Katana se destaca por respostas rápidas e trocas bem escalonadas. Os 205 cv parecem mais poderosos do que realmente são – mérito do câmbio bem calibrado.

Comparativo sob o capô:

  • S10 High Country – 207 cv / 52 kgfm
  • Ranger Limited V6 – 250 cv / 61,2 kgfm
  • Amarok V6 Extreme – 258 cv / 59,1 kgfm
  • Frontier Pro‑4X – 190 cv / 45,9 kgfm

Mesmo não sendo líder absoluto, a Triton se destaca pelo conjunto harmonioso, rivalizando em desempenho com versões V6 maiores.

L200 Triton Sport Terra e Urban

3. Consumo e Eficiência

Marcando 9,5 km/l cidade e 11,7 km/l estrada (Inmetro), a Triton consegue unir potência com eficiência. O sistema Start‑Stop ajuda a conter o consumo nas paradas urbanas – embora demore a religar, ainda entrega economia. E com tanque de 76 litros, o alcance é excelente.

4. Aptidão Fora de Estrada e Conforto

Equipado com pneus mistos 265/60 R18, o conjunto off-road começa com braços triangulares duplos na dianteira e eixo rígido com molas semi-elípticas na traseira – estrutura que equilibra conforto e robustez. O resultado se traduz em dirigibilidade superior à Hilux e Frontier, com categoria próxima à Ranger.

Graças à suspensão revisada e direção elétrica, a Triton mantém a carroceria estável em curvas, com seletor de tração que alterna entre 2H, 4H, 4HLc e 4LLc – e pode ser acionado em até 100 km/h. Também exibe ângulos de ataque e saída de 29° e 23,4°, com altitude do solo de 22,2 cm – ideal para trilhas e tarefas pesadas.

5. Interior de SUV de Luxo

Ao abrir a porta, o tom muda: agora é cabines digna dos melhores SUVs. Bancos com regulagem elétrica, excelente apoio lombar e central, coluna de direção multifuncional com ajustes precisos. Materiais macios ao toque e plásticos premium elevam a sensação de qualidade acima das rivais.

O painel combina instrumentos analógicos com tela de 7 polegadas, além de central multimídia de 9 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, GPS offline, portas USB-A e USB-C, e carregador por indução. O acabamento reflete atenção aos mínimos detalhes, com apoio de braço confortável e revestimentos texturizados.

6. Espaço Interno e Capacidade de Carga

Sobre chassis Mega Frame, a Triton mede impressionantes 5,36 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e 3,13 m de entre-eixos, proporcionando amplo espaço para passageiros traseiros. Frente à Hilux (5,32 m), a Triton destaca seus diferenciais.

Na caçamba, oferece dimensões amplas (1,55 m comprimento, 1,54 m largura, 0,525 m altura), com capacidade de 1.046 litros ou 1.080 kg. A única crítica fica por conta da tampa pesada – exige força extra ao manusear.

L200 Triton Sport Terra e Urban

7. Segurança em Alta

Para competir nesse patamar, equipamentos de segurança precisam acompanhar – e a Triton Katana cumpre à risca:

  • 7 airbags (frontais, laterais, cortina, joelhos)
  • Controle de tração e estabilidade
  • Vetorização de torque
  • Assistente de frenagem de emergência
  • Farol alto automático
  • Monitoramento de ponto cego
  • Sensores dianteiros e traseiros
  • Câmera 360°

Um pacote robusto, digno de SUVs premium, colocando a Mitsubishi no mapa da segurança avançada.

Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Carros esportivos com descontos: aproveite e adquira o seu!

Os apaixonados por carros esportivos têm bons motivos para comemorar. Três modelos bastante desejados estão…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha do Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com surpresas discretas

Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com leves mudanças no visual, melhorias internas e o…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou Fiat Pulse Audace Hybrid? Veja qual híbrido é melhor

A disputa entre Toyota Yaris Cross e Fiat Pulse Audace Hybrid T200 AT promete movimentar…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Notícias Uber derruba SUVs “da moda”: veja quem foi expulso do Black

Em uma decisão que surpreende motoristas e entusiastas, a Uber decidiu retirar Citroën Basalt e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário