O segredo da calibragem dos pneus da nova Montana que não te contaram

A Chevrolet Montana 2023, possui um novo truco em seus pneus, sendo que ele controla a pressão em uma variação de até 9 libras (4,08 quilogramas), sendo no total três modos de pressão. O fato é que com estes modos o nível de conforto, consumo de combustível e transporte de carga são otimizados. Entenda mais sobre a seguir a nossa notícia!

Guia do Conteúdo

Calibragem dos pneus da nova Chevrolet Montana 2023

Marcando mais uma geração da Montana, a nova picape é representada pela sua terceira geração de mercado, sendo que ela quer se posicionar agora como a picape nacional top 1 do mercado, ela se assemelha muito a um SUV familiar, contando com um espaço interno generoso, porém com uma estrutura da picape, oferecendo um compartimento traseiro enorme e bem otimizado.

A picape veio para o mercado, com foco em quebrar diversas objeções, começando pelo fato de oferece um enorme nível de conforto e um consumo baixo que entra em conflito os modelos SUVs mais econômicos, mesmo que isso pareça algo simples, já que o seu motor é o mesmo da Tracker, a empresa operou vários problemas até chegar a um ponto de qualidade elevado.

Foto de uma Chevrolet Montana
Foto de uma Montana 2023. Foto: Divulgação.

Na traseira do modelo nós contamos com uma caçamba bem espaçosa, com uma capacidade volumétrica de 874 litros, podendo carregar até 600 kg úteis. Além disso, o design da carroceria é bem arrojada, aonde boa parte do seu peso fica concentrada em sua dianteira, ajustando assim a distribuição de peso da picape, o qual é um problema comum entre os modelos utilitários.

Porém, só o balanceamento de peso, não foi o suficiente para resolver o estilo desengonçado pregado nas picapes, e para isso a empresa mexeu primeiramente na suspensão traseira por eixo de torção com duplo batente, dessa forma os quiques serão contidos quando a caçamba estiver vazia, gerando uma direção mais estável e direta. E ela possui uma estrutura mais simples, tornando ela mais leve do que outros modelos, porém ela não tem capacidade 4×4 nem mesmo disposição de carga superiores a 600 kg, sendo o máximo citado pela montadora.

Foto traseira de uma Montan
A Montana 2023 apresenta uma caçamba diferenciada no mercado. Foto: Divulgação.

O diferencial do modelo, então, está sendo empregado no uso de módulos de calibragem, os pneus permitem a adoção de até três níveis de calibração, com até 9 libras (4,08 quilogramas) de variação entre eles. A fabricante recomenta o uso de 30 Psi, quando o condutor estiver priorizando o conforto na dirigibilidade e sensação interna, já que dessa forma o carro fica mais flexível, absorvendo melhor os impactos, além de gerar mais atrito e adesão ao solo.

E agora se o objetivo for poupar combustível, você deverá calibrar o pneu em 35 Psi em todas as rodas do carro. O aumento da pressão dos pneus vai fazer com que a borracha fique mais esticada, dessa forma o atrito com o chão será reduzido, além de que o arrasto aerodinâmico da picape via ser levemente reajustado.

Foto de uma Chevrolet Montana
Foto da picape que se destaca entre os carros da Chevrolet: Divulgação.

Com essa configuração de 35 Psi, o condutor conseguirá alcançar os números apresentados pela Chevrolet Montana no programa de etiquetagem do Inmetro, estamos falando aqui de 7,7 km por litro na cidade com etanol ou 11,1 km por litro com gasolina, já na estrada é de 9,3 km por litro com etanol e de 13,3 km por litro com gasolina, em comparação com a Tracker que compartilha o mesmo motor, nós podemos apontar 7,7 km/l (E) cidade e 11,2 km/l (G) cidade, já na estrada é de 9,4 km/l (E) e 13,5 km/l (G).

E agora se você precisar carregar mais peso na caçamba, você deve usar 39 Psi nos pneus raseiros da Chevrolet Montana, e 35 Psi nos pneus dianteiros da picape, dessa forma o atrito, a pressão e o peso extra serão otimizados para agirem melhor entre si, trabalhando em harmonia para oferecer uma melhor capacidade de carga.

No quadro de instrumentos da picape você pode escolher entre essas três opões, os modos são chamados de Conforto, Eco e Carga, cada modo vai oferecer a quantidade de libras que você deverá colocar neles, lembrando que essa parte deve ser feita manualmente.

Foto do interior da Montana 2023
O interior da Montana conta com diversos itens. Foto: Divulgação.

E aí o que você achou das novidades da Chevrolet? A Montana vem surpreendendo cada vez mais em! Deixe a sua opinião sobre logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico, veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar.

5/5 - (1 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário