Montadoras são acusadas de vender dados de clientes!
Na última semana, uma carta enviada à Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) pelos senadores norte-americanos Ron Wayde e Edward Markey trouxe à tona preocupações sobre a venda de dados de motoristas por fabricantes de automóveis. Segundo os senadores, a General Motors (GM), Honda e Hyundai teriam vendido informações valiosas para a Verisk Analytics, uma corretora de dados, gerando um lucro surpreendentemente baixo.
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Investigação sobre Políticas de Coleta de Dados

Nos últimos meses, essas fabricantes têm sido alvo de intensas investigações devido às suas práticas de coleta de dados e à maneira como obtêm o consentimento dos consumidores para compartilhar essas informações com terceiros. As investigações apontaram que algumas montadoras vendem dados dos motoristas para corretores, que então os empacotam e revendem para companhias de seguros.
Detalhes da Venda dos Dados
De acordo com a carta dos senadores, entre 2020 e 2024, a Honda compartilhou dados de 97 mil carros com a Verisk Analytics. Os proprietários que optaram pelo programa Driver Feedback da Honda através do aplicativo móvel tiveram seus dados divulgados, resultando em um pagamento total de US$ 25.920 (R$ 146.473) para a Honda — ou seja, apenas US$ 0,26 (R$ 1,47) por carro.
A Hyundai, por sua vez, vendeu ainda mais dados entre 2018 e 2024. Os usuários que habilitaram a conectividade à Internet em seus veículos foram automaticamente inscritos no programa Driving Score da fabricante “sem serem informados”, segundo os senadores. A Verisk pagou cerca de US$ 1 milhão (R$ 5.651.000) por dados de 1,7 milhão de veículos, ou aproximadamente US$ 0,61 (R$ 3,45) por carro.
Em abril deste ano, a Verisk encerrou o produto que avaliava hábitos de direção com base em dados conectados à Internet. A GM também vendeu dados ao inscrever consumidores no programa Smart Driver para a Verisk; contudo, não revelou quantos carros foram envolvidos ou quanto foi pago.
Acusações e Solicitações à FTC

A carta acusa ainda as montadoras de fazerem afirmações enganosas sobre os resultados potenciais desses programas, enfatizando possíveis descontos enquanto omitiam possíveis aumentos nas tarifas. Wayde e Markey solicitaram à presidente da FTC, Lina Kahn, que investigasse como essas empresas divulgam e compartilham os dados dos consumidores.
Resposta da Honda
Em resposta à solicitação de comentários sobre a carta, a Honda declarou:
“Com o Programa de Feedback do Motorista baseado em assinatura, a Honda contratou a Verisk para facilitar um serviço para os clientes da Honda onde, após consentimento expresso, seus dados de direção eram coletados e recebiam uma pontuação juntamente com uma visão geral contextual dos comportamentos de direção. Alguns consumidores com pontuação favorável tiveram a oportunidade de optar por receber ofertas de desconto específicas das seguradoras participantes. Sem essa segunda escolha clara do cliente, nenhuma informação identificável foi compartilhada com qualquer seguradora.”
“A coleta e uso dos dados pela Honda são realizados de forma responsável e em conformidade com todas as leis aplicáveis de privacidade. Nossos clientes podem ter certeza de que a Honda divulgará transparentemente a coleta e uso dos dados e sempre oferecerá opções aos clientes quanto ao compartilhamento ou venda dessas informações pessoais. A satisfação do cliente é nossa maior prioridade.”
Reflexão sobre Privacidade
As revelações levantam questões importantes sobre até onde vão as montadoras na coleta e uso dos dados dos motoristas. Qualquer dispositivo equipado com chips de computador e conexão à Internet pode coletar e transmitir informações que podem ser vendidas a terceiros, incluindo seguradoras que podem recuperar o investimento através do aumento das tarifas.
Fonte: Motor1
