Estudo diz que 85% das montadoras da China vão falir até 2030!

Apenas 19 das 137 marcas de veículos elétricos que operam na China estarão lucrando até o final desta década, de acordo com uma previsão feita pela consultoria Alixpartners. Enquanto as montadoras ocidentais enfrentam a concorrência acirrada dos carros chineses, muitas marcas locais também estão sentindo a pressão dos competidores do próprio país.

Especialistas da Alixpartners acreditam que apenas uma em cada sete empresas do setor de veículos elétricos na China conseguirá obter lucro até 2030. Atualmente, existem 137 marcas de carros elétricos operando no país, mas apenas 19 delas terão sucesso financeiro na próxima década.
Essa alta taxa de rotatividade é resultado da guerra de preços que tem ocorrido nos últimos anos no mercado chinês. Empresas como a BYD, por exemplo, têm conseguido reduzir os preços repetidamente, o que coloca uma pressão significativa sobre seus concorrentes.

A guerra de preços já teve um impacto negativo em algumas marcas chinesas, como a WM Motor, que entrou com pedido de falência em 2023. A Alixpartners prevê que outras empresas podem seguir o mesmo caminho e desaparecer até 2030.
Analistas sugerem que as marcas que não conseguirem obter lucro terão que sair completamente do setor ou mudar sua estratégia, focando em um nicho específico do mercado automobilístico. Isso significa que haverá uma concentração ainda maior das grandes montadoras chinesas, como BYD e Tesla, que estão consolidando suas posições no mercado.

A expectativa é de que as montadoras chinesas capturem 33% do mercado global de carros até 2030, de acordo com especialistas da Alixpartners. Essa projeção mostra o potencial das empresas locais em um setor cada vez mais competitivo.
Outro aspecto destacado no relatório é a quantidade de horas extras que os trabalhadores chineses podem realizar nas fábricas de automóveis das novas marcas de veículos elétricos. Segundo a Alixpartners, esses trabalhadores podem realizar até 140 horas adicionais por mês, em comparação com um limite máximo de 20 horas para trabalhadores nas fábricas das montadoras tradicionais.

Essas informações revelam o cenário desafiador e dinâmico do mercado de veículos elétricos na China. Enquanto algumas marcas lutam para obter lucro e sobreviver, outras estão se consolidando como líderes do setor. A competição acirrada e a guerra de preços continuam moldando o futuro do mercado automobilístico chinês.
Fonte: Autopapo
