Bateria com recarga em 10min? Moto com bateria de Nióbio pode ser lançada no Brasil

2024 poderá ser o ano em que o Brasil recebe sua primeira motocicleta elétrica com bateria de Nióbio, e sua recarga pode ser feita em 10 minutos. Este é o projeto da chinesa Horwin com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.

O Brasil é detêm 95% de todo o Nióbio de todo o mundo e é responsável por 90% por de toda a extração do material. Muito falado no meio político, o Presidente Jair Bolsonaro é um defensor do minério abundante no país, que pode ter seu primeiro veículo com bateria de Nióbio. É o projeto da marca chinesa até 2024.

Uma de suas possíveis aplicações é como óxido de nióbio em baterias de íons de lítio, substituindo elementos como níquel e cobalto por ânodos ou cátodos. Em teoria, seu uso permite uma carga ultrarrápida de 10 minutos sem desgaste excessivo ou perda de ciclos de vida da bateria.

Vantagens que ele pode trazer pro meio automobilístico

bateria de Nióbio

A estrutura cristalina do nióbio é mais aberta, favorecendo a intercalação do lítio, tornando a peça mais dúctil, resistente ao calor, resistente ao desgaste, resistente à corrosão, com melhor resposta térmica e elétrica.

Estudos feitos com a adição do minério nas baterias de lítio tiveram ótimos resultados. Sendo uma ótima opção e uma opção mais econômica para produção em larga escala.

Na prática, instituições como a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) vêm conduzindo pesquisas para saber se é viável a produção em massa de baterias de óxido de nióbio de íon-lítio ou mesmo baterias de metal em estado sólido.

Um primeiro passo nessa direção pode vir depois que a parceria entre a CBMM e a fabricante chinesa de motocicletas e scooters Horwin, que atua no mercado brasileiro desde 2019, ainda pouco conhecida (bem diferente da Voltz que está muito famosa), entretanto, pretende se intensificar no segmento de motocicletas elétricas próprias para os próximos anos.

Recarga rápida

Às duas empresas assinaram um acordo para produzir motocicletas e scooters equipadas com baterias de íon-lítio de nióbio. O primeiro protótipo do projeto deve ser lançado nos próximos meses, e o modelo CR6 será um modelo base, naked com motor elétrico de 6.200 watts ou 8,4 cavalos de potência e uma bateria capaz de produzir 150 quilômetros de condução autônoma.

O objetivo é utilizar bateria de Nióbio em todos os modelos de produção vendidos pela marca no Brasil até o segundo semestre de 2024.

“Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma moto elétrica com carga ultrarrápida de até 10 minutos”, diz Pricilla Favero, CEO da Horwin no Brasil.

Acompanhe todas as novidade e lançamentos dos melhores e mais conhecidos modelos por todo o mundo. Acesse o Agora Motor e veja o que está acontecendo.

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Cinco carros clássicos que voltam para agitar o mercado brasileiro

Carros icônicos do passado estão de volta ao mercado brasileiro, combinando nostalgia e tecnologia moderna….

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário